A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi o maior evento sediado no Brasil. O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes previu antes de sua realização que sua complexidade seria maior que das Olimpíadas e Copa do Mundo.

DSCN9113

Contudo, o investimento público no evento que esteve para além da esfera religiosa restringiu-se a apoio na segurança, transporte e limpeza. Imprevistos como a mudança do local da vigília causaram transtornos  à organização da JMJ  gerando uma dívida de milhões que meses depois da realização do evento procura ser quitada.

Tratamento bem diferente do mega evento que lotou a praia de Copacabana recebe a Copa do Mundo e Olimpíadas. Na Copa, por exemplo, a previsão é que os gastos de ordem pública girem em torno dos 19 bilhões de reais. 

A Jornada com o Papa Francisco que aconteceu durante uma semana movimentou a economia do país pois muitos peregrinos chegaram antes do evento ou postergaram o retorno para fazer turismo. Entretanto, o legado maior foi o clima gerado na cidade, de paz, ordem e solidariedade.

Fato curioso que destaco foi uma notinha que saiu na coluna do Ancelmo Góis ( O Globo) durante a JMJ: “As prostitutas da Vila Mimosa, tradicional reduto de prostituição da cidade, largaram a atividade e foram ver o Papa. É que a clientela simplesmente desapareceu durante a visita do Pontífice“.

Os outros eventos tem sua importância, podem não deixar um saldo negativo financeiro mas moral já é previsível. Cresce a prostituição e a imagem do Brasil que corre o mundo é de violência e prostituição. 

O Blog ANCORADOURO se une à campanha Doe de Coração e incentiva as doações para quitar a dívida. Faça como o Papa Francisco, ajude, doe de coração.

Formas de doação:

doe de coracao2

Assim foi minha JMJ Rio2013

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles