Jandira Feghali é deputada federal e candidata ao Governo do Rio de Janeiro pelo Partido Comunista do Brasil, o PCdoB. É uma militante aguerrida pela implantação deste regime no país e uma das mais importantes e influentes representantes da sigla.

Jandira é candidata ao  Governo do Rio de Janeiro.

Jandira é candidata ao Governo do Rio de Janeiro.

Poderíamos nos perguntar, como é ser comunista no Brasil? O site do partido da deputada responde com detalhes: “[ser comunista]Significa, na atuação cotidiana, ter a perspectiva programática do socialismo – envolver o encadeamento de um conjunto de lutas políticas, econômicas e sociais que objetivam a substituição do capitalismo por uma forma superior de organização social”.

O que sobra de exaltação ao comunismo nas palavras de Jandira falta-lhe na prática. O ensinamento do partido passa longe do cotidiano da deputada . A “substituição do capitalismo” não está no horizonte da parlamentar comunista  que abriu neste ano um restaurante de comida árabe em Copacabana, zona nobre do Rio de Janeiro. Foram investidos 400 mil reais e nos planos de Feghali consta abrir mais dois ainda este ano. Todos na Zona Sul.

O nome do restaurante é Líbano Rio Express. Por lá, a Coca-cola, símbolo mercadológico do imperialismo neoliberal dos Estados Unidos custa caro: R$8,90. Não é coisa para pobre. Nos sites de avaliação feito por clientes na internet há uma reclamação: “A comida foi excelente só achei que deveriam ter entregue a nota (eu não pedi, o cardápio e um imã de geladeira)”, Katya, do Rio de Janeiro.

Cliente reclama de restaurante: mandaram imã ao invés de nota fiscal.

Cliente reclama de restaurante: mandaram imã ao invés de nota fiscal.

Os sócios de Jandira são o irmão Ricardo Feghali – multi-instrumentista integrante da banda Roupa Nova – e Omar Peres, empresário à frente também dos restaurantes La Fiorentina e Sindicato do Chopp, segundo matéria publicada no O Globo.

A notícia do restaurante de Jandira, a deputada comunista do Brasil,  virou piada na internet como no meme abaixo que finaliza com a crítica “comunismo só é bom com a liberdade e dinheiro dos outros“.

Internautas brincam com deputada comunista que tem restaurante em zona nobre no Rio de Janeiro

Internautas brincam com deputada comunista que tem restaurante em zona nobre no Rio de Janeiro

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles