Ancoradouro

BSBoard: para facilitar a administração eclesial

/ancoradouro/2014/05/01/bsboard-para-facilitar-administracao-de-sua-realidade-eclesial/
371 Seja o primeiro a comentar

No tema especial “Igreja e Profissionalização”o ANCORADOURO apresenta postagens sobre ferramentas e atividades que podem contribuir diretamente no melhoramento de ações pastorais ou administrativas dos organismos eclesiais. Escolhemos o dia 1º de maio para lançar a TAG pela simbologia que carrega. Queremos fornecer subsídios para um trabalho profissional no Reino de Deus. Em nossa primeira matéria indicamos o Workshop de Negócios para Eventos.

É preciso profissionalização para as administrações eclesiais.

É preciso profissionalização na administração eclesial

Nesta segunda matéria vamos apresentar o BSBoard, uma solução tecnológica  que dar suporte aos gestores de uma organização para fazer no dia-a-dia o acompanhamento, o controle e a tomada de decisão. Na prática, a ferramenta pode emitir relatórios precisos sobre a arrecadação em uma paróquia, por exemplo, apresentando todas as variáveis mediante dados fornecidos como crescimento, recuo e origem das doações.

Com o dinheiro arrecadado é possível empreender uma construção ou investimento em formação de agentes de pastoral? Como controlar os estoques para uma festa de padroeiro tendo no final, de modo prático e ágil todas as informações sobre entradas e saídas? Para estas perguntas são necessárias respostas precisas e transparentes em forma de dados e isto o BSBoard se propõe a fornecer.

[youtube width=”640″ height=”360″]https://www.youtube.com/watch?v=iTCgns29-jk[/youtube]

A invenção é da E-NOVAR, empresa cearense com 7 anos de história no desenvolvimento de soluções web, mobile, business inteligence e cloud computing através de profissionais especialistas. 

O BSBoard facilita a leitura de dados, fornecendo ao conselho administrativo paroquial, por exemplo, uma tomada de decisão consistente baseada em informações corretas. “Se a Cúria diocesana possuir sistemas, o BSBoard pode se integrar para apresentar os dados de forma fácil, rápida e direta”, garante Roberto Costa Lima Jr., sócio da E-NOVAR.

E exemplifica:” Como estão sendo gerenciados os custos da arquidiocese? Como estão os investimentos? E com relação à arrecadação,como está o resultado de campanhas de evangelização? Se existirem os números, o BSBoard pode ir coletar, transformar em informação e apresentar“. 

Equipe daE-NOVAR apresentando BSBoard no  CIO Meeting 2014. Foto: reprodução/Facebook

Equipe da E-NOVAR apresentando BSBoard no CIO Meeting 2014. Foto: reprodução/Facebook

Confira a íntegra da entrevista com Roberto Costa Lima Jr. sobre o BSBoard:

Blog ANCORADOURO: Como surgiu a ideia de criar o BSBOARD?

Roberto Costa Lima Jr.: A idéia de desenvolvermos uma ferramenta como o BSBoard veio do mercado. Sentíamos uma demanda crescente de fornecermos nas nossas soluções customizadas painéis gerenciais de fácil acesso com informação e permitir aos usuários trabalharem como querem essa informação.

 

 Blog ANCORADOURO: No que o BSBoard se diferencia de sistemas já existentes?

Roberto Costa Lima Jr.: Os sistemas em geral trazem informações estáticas e não permitem que os usuários façam os devidos cruzamentos de dados. O que acontece em geral é que os gestores são informados em reuniões sobre o que acontece na empresa, mas deveriam estar ciente em tempo real dos fatos.

 

Blog ANCORADOURO: Em quanto tempo foi desenvolvido?

Roberto Costa Lima Jr.: O BSBoard levou mais de um ano para ter a sua primeira versão desenvolvida no final de 2012 e desde então vem sendo atualizada e recebendo novas funcionalidades. Atualmente, estamos na versão 2.0 que incorporou diversas funcionalidades novas para melhorar a forma como as informações chegam nas pessoas que precisam delas.

 

 Blog ANCORADOURO: Quantos profissionais envolvidos?

Roberto Costa Lima Jr.: O time de desenvolvimento é formado por profissionais de áreas diferentes da computação, como designers, arquitetos de software, analistas e desenvolvedores. Atualmente trabalham na equipe do BSBoard pelo menos 10 profissionais.

 

""Se a Cúria diocesana possuir sistemas, o BSBoard pode se integrar para apresentar os dados de forma fácil, rápida e direta", afirma Roberto Costa Lima Jr.

“”Se a Cúria diocesana possuir sistemas, o BSBoard pode se integrar para apresentar os dados de forma fácil, rápida e direta”, afirma Roberto Costa Lima Jr.

 Blog ANCORADOURO: Como o BSBOARD pode devolver a dinamicidade a uma empresa de estrutura complexa?

Roberto Costa Lima Jr.: O BSBoard leva a informação até as pessoas que precisam dela. Em um mercado competitivo e sofisticado não é possível que os gestores não tenham informação em tempo real do que acontece na empresa para tomarem decisão. A nossa solução se integra com os sistemas de dados e planilhas que as empresas já possuem, extrai os dados desses sistemas e os apresenta de forma fácil e rápida, permitindo o cruzamento de informações de sistemas diferentes. Isso permite um acompanhamento e um controle muito mais eficiente.

 

 Blog ANCORADOURO: Há organismos eclesiais que utilizam diversos sistemas operacionais para coleta de dados. Como o BSBOARD pode otimizar o trabalho destes sistemas na prática?

Roberto Costa Lima Jr.: O BSBoard é uma ferramenta de informação. Os sistemas operacionais cuidam da operação, do dia a dia das instituições, como a contabilidade, o estoque, a produção, etc, já o BSBoard se integra a esses sistemas, cruza os dados de módulos diversos e apresenta as informações da empresa em painéis. Isso permite o acompanhamento em tempo real das informações das empresas e uma gestão mais transparente.

 

 Blog ANCORADOURO: Então uma Cúria, Paróquia ou Conselho de um movimento eclesial pode acompanhar de modo ágil o que foi decidido no Planejamento Estratégico daquela instituição?

Roberto Costa Lima Jr.: Sim.Com o BSBoard um conselho econômico acompanha as metas, cruza informações de setores diferentes e pode tomar decisão com mais embasamento pois contra dados não há argumentos. O BSBoard pode por exemplo disparar envios de SMS caso determinados parâmetros sejam atingidos, como nível de arrecadação baixa, solicitação de compra maior do que um valor determinado, ou qualquer processo que o gestor precise acompanhar em tempo real.

Mais sobre a E-NOVAR:
A E-NOVAR é uma empresa de desenvolvimento de soluções customizadas com sede em Fortaleza e atuação nacional com 7 anos de história. A empresa desenvolve soluções para verticais de negócios variados como mercado financeiro, indústria, comércio e serviço e possui conhecimento nas tecnologias mais utilizadas como Java e Microsoft.Net, além de estarem habilitados para o desenvolvimento de soluções web, mobile, business inteligence e cloud computing através de profissionais especialistas.

Recomendado para você