Ancoradouro

"Missa negra" é cancelada em Harvard. Católicos vão às ruas, em oração.

292 9

A mobilização dos católicos na internet, nas ruas e na oração surtiu efeito. A “missa negra” que estava programada para acontecer nas dependências da Universidade de Harvard, situada em Cambridge, foi cancelada. O evento seria realizado pelo “Templo Satânico” e obeteve forte reprovação por parte da Arquidiocese de Boston de católicos em várias partes do mundo. 

Ato de desagravo finalizou com Santa Missa na  Paróquia St Paul. Foto: reprodução Facebook.

Ato de desagravo finalizou com Santa Missa na Paróquia St Paul. Foto: reprodução Facebook.

Palavras da Presidente

Uma nota foi emitida em nome da Presdiente da instituição,Drew Faust. No início Faust explana sobre a liberdade de expressão, o que deu o aval para um grupo da universidade programar a realização da “missa negra”, mas arremata no parágrafo seguinte:

” A ‘missa negra’ teve suas origens históricas , como forma de denegrir a Igreja Católica ; ele zomba de um evento profundamente sagrado no catolicismo , e é altamente ofensivo para muitos na Igreja e fora dela. A decisão por um clube de estudante para patrocinar uma encenação desse ritual é abominável ; ele representa uma afronta aos valores fundamentais da inclusão , pertencimento e respeito mútuo que deve definir a nossa comunidade. É profundamente lamentável que os organizadores deste evento, bem consciente da ofensa que estão causando tantos outros, optaram por prosseguir com uma forma de expressão que é tão flagrantemente desrespeitosos e inflamatória”

 

Presidente da Harvard, Drew Faust.

Presidente da Harvard, Drew Faust.

Contudo, a presidente afirmou que a decisão de realizar o ato seria dos entudantes, entretanto,ela garantiria o direito de responder  ao culto. E finalizou a nota:

“Eu pretendo participar de uma Hora Santa Eucarística e Bênção na Igreja de St. Paul em nosso campus na segunda-feira à noite , a fim de se juntar a outros para reafirmar o nosso respeito pela fé católica na Universidade de Harvard e demonstrar que a resposta mais poderosa para o discurso ofensivo não é censura , mas fundamentado discurso ea dissidência robusto.”

O grupo desistiu de realizar a “missa negra” na Universidade mas especula-se que pretendem realizar o ato, posteriormente, em outro local.

Os católicos como tinham  programado  e divulgado nas redes sociais realizaram no final da tarde e início de noite desta segunda-feira, dia 12, um ato de desagravo com adoração ao Santíssimo Sacramento, finalizando com a missa no  Paróquia St Paul, no mesmo horário em que aconteceria a reprodução do culto satânico.

Brasileiros comentam o episódio

O cearense Higor  Carvalho Fontoura que mora em Boston esteve presente no ato de desagravo. “Foi emocionante. Fui chamado para carregar o mastro do andor do Santíssimo Sacramento que percorreu a  Mass Avenue, avenida mais conhecida de Cambridge. Foi um lindo testemunho público da fé católica nesta cidade; ninguém esperava esta repercussão“, conta Fontoura.

Carvalho ainda relatou ao blog que sofreu críticas na turma de inglês ao dizer que sairia mais cedo para participar deste ato pacífico. Sobre as palavras da presidente reconheceu que foram de grande importância: “A Drew é uma pessoa de muita referência entre  os pensadores do estado  e com certeza suas palavras foram de encontro a quem pensa que, em nome de uma ideologia, tudo pode fazer”. 

Outro cearense que mora em Boston é o Joaquim Moreira Oliveira que também falou com o Blog por e-mail e descreveu a celebração: “Foi uma Celebração simples mas cheia de fé. Após um momento de Ato Penitencial, em meio ao silêncio , foi feita  uma procissão do Santíssimo Sacramento que surpreendeu a todos. Foi um dia de oração e Deus atendeu o clamor de seu povo”.

Confira Vídeo com trecho da procissão com o Santíssimo Sacramento:

Confira imagens do ato de desagravo (Imagens: Higor Carvalho Fontoura)

 

Recomendado para você