Ancoradouro

Jornalista fala sobre importância da Assessoria de Imprensa para comunicação eficaz da Igreja

337 1

Na série Igreja e Profissionalização apresentamos temas, ferramentas e histórias que podem inpirar como melhorar o serviço  pastoral, administrativo e organizacional das instituições elcesiais. Nesta postagem vamos falar sobre o serviço de Assessoria de Imprensa e sua importância  na atualidade para uma boa comunicação da Igreja com a sociedade. 

Centro de Mídia montado durante a Jornada Mundial da Juveentude RIo 2013 para atender a imprensa.

Centro de Mídia montado durante a Jornada Mundial da Juveentude RIo 2013 para atender a imprensa.

O blog conversou com Verônica Melo, cearense com formação em Serviço Social, Pedagogia e Jornalismo, esta última, sua grande paixão. Desde 1996 atua na comunicação no Ceará. Com ampla experiência em redações, Verônica trabalhou na TV Jangadeiro e por dez anos compôs o quadro de funcionários do Sistema Verdes Mares ,onde exerceu as funções de produtora, repórter e editora na TV Diário. Em 2007, tornou-se sócia da Inove Comunicação ao lado da jornalista Stella Magalhães. A Inove Comunicação é uma empresa especializada em Assessoria de Comunicação, Mídias Sociais e Publicações.

Confira entrevista com Verônica Melo:

Blog Ancoradouro:: Qual a importância do serviço de Assessoria de Imprensa (AI) para uma instituição?

Verônica Melo:: A Assessoria de Imprensa é uma ferramenta da comunicação indispensável a qualquer instituição, seja de pequeno, médio ou grande porte…. Já que o serviço tem a função básica de criar uma rede de relacionamento, de fazer uma ponte, entre a entidade (o assessorado) e os diversos veículos da imprensa através da produção e divulgação de notícias.

Blog Ancoradouro::  O que a Assessoria de Imprensa faz em uma instituição?

 Verônica Melo:: A Assessoria de Imprensa desenvolve estratégias de divulgação espontânea de produtos, serviços, eventos e outras iniciativas, ajudando a projetar, dar credibilidade e consolidar a imagem da instituição perante a opinião pública. 

Salviano (esposo de Verônica), Elba Ramalho e Verônica Melo. Marcha Pela Vida 2013. Foto: arquivo pessoal.

Salviano Filho, Elba Ramalho e Verônica Melo. Marcha Pela Vida 2013. Foto: arquivo pessoal.

Blog Ancoradouro::  Na Igreja, como este serviço pode ser aplicado?

Verônica Melo:: A Comunicação é vital em todos os setores. Não existe evangelização sem comunicação. A igreja não é uma exceção dessa realidade. Principalmente, se partirmos do conceito de que a Igreja é o instrumento oficial mais eficaz e de amplo poder para anunciar o Evangelho ao mundo. Por que não usar meios profissionais e específicos para ampliar e facilitar essa missão da Igreja e alcançar um número cada vez maior de pessoas? E a implantação de uma assessoria de imprensa é uma das formas de facilitar a missão da Igreja que é de levar a mensagem de Cristo para todos os povos e em todos os lugares. Além de melhorar a comunicação, é uma alternativa para a igreja se fazer entender, dialogar e estar presente no mundo.

Blog Ancoradouro::  Exemplifique situações …

Verônica Melo::  Desde o contato com os jornalistas das redações enviando notícias e artigos de representantes de Paróquias, das Dioceses, Movimentos, Associações sugerindo fontes [pessoas que podem falar sobre determinado assunto] em temas religiosos e sociais para propagar a palavra de Deus para a sociedade em geral, auxiliando a cobertura da imprensa nos eventos da igreja, realizando a cobertura fotográfica e as reportagens em cerimônias e atividades em geral.  Além disso, a Assessoria de Imprensa pode produzir conteúdo para informativos, murais e sites, além de organizar coletiva de imprensa, buscar formas inovadoras para chamar a atenção da imprensa, gerenciamento de crises, fazer o clipping [monitoramento das notícias que saíram na imprensa sobre o assessorado]. Dentro desse contexto de múltiplos papéis, o profissional pode ainda orientar o assessorado como se comportar em uma entrevista, aproveitar melhor as oportunidades e firmar uma boa imagem como tipos de roupas que podem ser usadas ou não… Além das paróquias, pastorais, movimentos, comunidades religiosas, bandas, cantores e demais setores podem contar com esse serviço.

Verônica Melo e Stella Magalhães, sócias da Inove Comunicação.

Verônica Melo e Stella Magalhães, sócias da Inove Comunicação.

Blog Ancoradouro::   Hoje existem grandes eventos que dão bastante visibilidade às  instituições religiosas. Que outras atividades podem chamar a atenção da imprensa?

Verônica Melo::  A igreja tem elementos riquíssimos para pautar a imprensa. Além de eventos, a própria história da igreja e seus principais nomes, datas religiosas, a vida dos santos, as riquezas cultural, patrimonial e artística, a vida nas paróquias, os exemplos de vida, de serviço e doação dos leigos, estudos e temáticas relacionados a diversas realidades sociais, a qualificação dos sacerdotes, o trabalho de pesquisadores e especialistas em universidades, centros de pesquisa e outras organizações. Além disso, podemos citar os programas sociais e outros projetos desenvolvidos em escolas, hospitais, presídios, universidades, abrigos, a ação das diversas pastorais… Basta a oportunidade de observamos, identificarmos com o olhar jornalístico as novidades e sinalizar claramente sua atuação pelo mundo, em diversos contextos, para atrair a atenção da mídia.

Blog Ancoradouro::   Então existe  uma forma peculiar de comunicar um conteúdo para a imprensa?

Verônica Melo::  Sim. Para o contato com a imprensa é importante haver o suporte de um profissional da área. Esse contato não pode ser feito de qualquer maneira. Requer formação acadêmica em Comunicação (jornalismo), profissionalismo e conhecimento específico. É o assessor quem desenvolve o relacionamento de uma empresa, marca ou profissional liberal junto aos meios de comunicação (emissoras de televisão, jornal, revista, site, rádio). É ele quem cria um planejamento estratégico, verifica a necessidade e potencial em comunicação, analisa os fatos e identifica se o assunto é de interesse público, se gera notícia, desenvolve estratégias, cria releases, artigos, notas, sugestões de pauta, adota linguagem jornalística, entra em contato com os jornalistas, convida jornalistas para eventos, realiza media training [orientações para as fontes sobre posturas, aparições e o que dizer em todas as circunstâncias positivas ou adversas],  faz relatórios de atividades e resultados.

Verônica Melo (azul) acompanha entrevistado em programa de rádio. Foto:arquivo pessoal.

Verônica Melo (azul) acompanha entrevistado em programa de rádio. Foto:arquivo pessoal.

 

Blog Ancoradouro::  Para a realização destas tarefas não basta boa vontade. O que você elencaria como fundamental?

Verônica Melo::  Para executar todas essas tarefas com excelência e obter resultados é importante conhecer também o dinamismo das redações, criar uma rede de divulgação em vários veículos, conhecer os diversos espaços editorais, colunistas e etc… E como a igreja tem um grande fluxo de informações, é preciso estrutura e profissionais capacitados para realizar esse trabalho. Só desta forma, a igreja é capaz de verificar suas necessidades em comunicação e analisar quais outras ferramentas podem ser adotadas como informativos, boletins, revistas, portal… Tudo com o desafio de oferecer materiais, produtos e serviços de qualidade que agreguem valor e conquistem o público.

 Blog Ancoradouro::  Na sua opinião, qual a importância da comunicação entrar como

Encontro para jornalistas promovido pela empresa para divulgação de assessorado.

Encontro para jornalistas promovido pela empresa para divulgação de assessorado.

item indispensável na formação de um agente de pastoral?

Verônica Melo::   Os agentes de pastoral estão na linha de frente em muitos projetos e ações da igreja no dia a dia com a missão de anunciar o Evangelho. Partindo do conceito de que eles trabalham para que o projeto de Deus seja conhecido e vivido por todos é fundamental que saibam se comunicar para promover articulações dentro e fora da igreja, para que possa acontecer de fato uma grande evangelização e em massa.  As dioceses precisam trabalhar essa nova consciência, de formação e treinamento de pessoas para que se comuniquem bem nas suas convivências, com os seus carismas, e que tenham potencial de interagir e fazer com que as informações circulem em todas as suas possibilidades (em qualquer forma de relacionamento humano e em toda e qualquer forma de transmissão de mensagens, conteúdos ou informações para outras pessoas ou na mídia). Os agentes são chamados a serem colaboradores para que os meios de comunicação sejam instrumentos a serviço da verdade e da paz, como já diz o Papa Francisco. Como somos cristãos e o nosso dever é comunicar a salvação de Cristo ao mundo… Precisamos ser bons comunicadores, para propagar e levar o amor do Cristo ressuscitado para essa sociedade tão sedente de Deus.

Verônica Melo é Católica Praticante e integra o  Projeto Mundo Novo, da Comunidade Católica Shalom. A Inove Comunicação  fez a assessoria da Marcha pela Vida 2013 que obeteve amplo espaço nos veículos de comunicação da capital cearense. Mais informações: 85 3087.9551 | E-mail: inoveatendimento@gmail.com 

Clipping: serviço de  arquivamento de material publicado na mídia sobre o assessorado. No caso, matéria publicada no G1 CE sobre Congresso assessorado pela Inove Comunicação. Imagem: reprodução internet

Clipping: serviço de arquivamento de material publicado na mídia sobre o assessorado. No caso, matéria publicada no G1 CE sobre Congresso assessorado pela Inove Comunicação. Imagem: reprodução interne
t

Recomendado para você