Em uma novela nada é feito ao acaso. Todas as falas, figurinos, trilha sonora, plano de câmera estão coordenados para a mensagem que o autor deseja transmitir ao telespectador.

Novela faz ode à serpente, representação de satanás, no trecho bíblico encenado na dala das atrizes.

Novela faz ode à serpente, representação de satanás, no trecho bíblico encenado na dala das atrizes.

Circula na internet um diálogo, no mínimo, curioso entre os personagens da novela “Em Família” exibido  há poucos dias. Na cena, o trecho bíblico que fala sobre Adão e Eva no paraíso é usado de forma completamente deturpado. A serpente, figura de lúcifer na interpretação bíblica, na novela é exaltada preterindo Deus, o Criador do universo, segundo a narrativa do livro do Gênesis.

O autor  da novela “Em Família”, Manoel Carlos , pôs as seguintes palavras de exaltação à serpente na fala da personagem:

“Ela é mais que uma pessoa, é uma entidade divina”, fala enroscando a cobra no pescoço. E prossegue: “Vejam a história do mundo, por exemplo. Adão e Eva. Por que que a gente está aqui? Porque Adão e Eva pecaram, fizeram amor. E quem foi que inspirou o primeiro casal do mundo? Foi uma serpente. Portanto, devemos a ela o milagre da vida. Se não fosse a serpente, Adão e Eva ainda estariam no paraíso mortos de tédio sem saber nada de sexo”.

O texto é uma completa distorção do ensinamento bíblico. O pecado de Adão e Eva não foi o sexo, mas a desobediência a Deus. O “milagre da vida” não é devido à serpente,figura de satanás naquele episódio, é devido a Deus Criador. Foi Ele quem proferiu a bênção “crescei e multiplicai-vos”.

O ode  à satanás através da serpente não podemos afirmar que seja intencionalna novela, mas é difícil acreditar que o autor, com ampla cultura, desconheça a interpretação correta da cena bíblica que serviu de inspiração para trecho de seu folhetim.

Fica o alerta para ter cuidado aos dicursos mentirosos e as sutilezas na tentativa de enganar a massa quanto ao significado do ensinamento bíblico. Se querem louvar a serpente, que o façam, mas sem usar de modo errado as Sagradas Escrituras e perjorar a Deus a quem o brasileiro ama em maioria esmagadora. 

Assista ao trecho da novela:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=BqNdnpEVKUM&list=UUBjhSGQQLgMDPv0uZYt_vHg[/youtube]

O vídeo foi plugado do perfil no Facebook de Thiago Martins

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles