Para quem ler apenas manchetes de jornais e sites na internet pode imaginar que o Papa Francisco esteja com alguma doença crônica, já que os resumos  dos noticiários  afirmam que o papa  teria apenas mais dois ou três anos de vida.

Papa Francisco.

Papa Francisco.

A verdade não é essa. Entendamos o contexto. A cada viagem papal, uma comitiva de jornalistas o acompanha e tem a oportunidade de entrevistá-lo  coletivamente no voo de ida e de volta. Desta vez o papa vinha de sua visita pastoral da Coreia onde participara da Jornada Asiática da Juventude.

Francisco respondeu às perguntas e com seu jeito simples e descontraído comentou vários assuntos. Um deles foi sua extrema popularidade e o efeito dela sobre ele. O jesuíta confessou que no início isso o assustava, mas depois passou a a encarar isso com mais naturalidade. Disse aos jornalistas como faz para que esta popularidade não o envaideça. “Interiormente, procuro pensar em meus pecados e nos meus erros para não acreditar nisso” e em tom de brincadeira emendou: “É porque sei que isso durará pouco tempo: dois ou três anos, e depois… à Casa do Pai”.

Após a declaração bem humorada de Francisco as manchetes diziam coisas do tipo “Papa Francisco diz que tem dois ou três anos de vida”. Um desserviço já que muita gente sem esclarecimento entendeu a notícia como veredito de morte iminente do pontífice.

Sites multiplicaram a brincadeira do papa como coisa séria.

Sites multiplicaram a brincadeira do papa como coisa séria.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles