A pedido do ANCORADOURO o padre cearense Gervan Menezes  que mora nos Estados Unidos narrou a comovente história do seminarista William Carmona que foi ordenado diácono e padre no leito de morte. Um belo testemunho de amor a Cristo e à Igreja.

Padre Gervan Menezes impondo as mãos sobre o Diácono William.

Padre Gervan Menezes impondo as mãos sobre o Diácono William.

Dia 4 de setembro recebemos uma ligação de San Antonio, Texas, de alguns seminaristas afirmando o estado  grave de saúde do William. Mesmo estando longe de San Antonio ligamos para os formadores e depois de uma conversa vimos que o melhor seria levá-lo ao hospital para ser avaliado. Durante o último ano e mais especificamente durante o último semestre, o William havia perdido muito peso e estava visivelmente fraco e debilitado.

Entretanto, quando perguntávamos para ele o que estava acontecendo, a resposta sempre era que ele estava bem. A perca de peso parecia explicável, pois ele não estava se alimentando como antes e estava fazendo muito exercício.

Ao chegar ao hospital o William estava com todos os resultados de sangue alterados e

bastante desidratado. Então ele foi internado no hospital na UTI. Ao sabermos disso fomos na sexta feira para San Antoio, o Diácono Jim Mckinze e eu. Chegando em San Antonio e a situação do William não era nada boa.

Ao analisar os exames o Diácono, que tem experiência médica, pode perceber que o

Pe. William Carmona

Pe. William Carmona

William estava em fase terminal por conta do câncer. Agora, a dúvida era o que fazer, quais procedimentos seriam adotados? O William estava com água nos pulmões e com algum tipo de hemorragia, que até  então não se sabia onde era.

Depois de uma endoscopia soubemos  que a hemorragia era no estômago e se devia ao tumor que estava crescendo. Soubemos também que a este ponto nada mais poderia ser feito no ponto de vista médico. Nesta mesma noite ligamos para os familiares do William e ele pode falar com suas irmãs e se despedir delas. Também, a pedido do William, ligamos para o chanceler da Diocese. William perguntava insistentemente se os seus documentos estavam prontos e que ele estava disposto a ser ordenado em qualquer dia em dezembro de acordo com a disponibilidade da diocese.

No Sábado pela manhãem conversa com o Diácono McKinze disse para o William que toda a sua documentação estava pronta, mesmo sem saber de que documentação ele estava falando. William disse: “Eu quero ser ordenado para servir o povo de Deus.” Ouvindo isso entramos em contato com o nosso bispo e foi decidido que o William seria ordenado na segunda feira. Depois de algum tempo nos demos conta que segunda feira, 8 de setembro, era a festa da Natividade de Nossa Senhora. Então começamos os preparativos para a ordenação. Informamos que o Bispo estaria vindo vê-lo Domingo, mas até então ele não sabia da ordenação.

Ordenação.

Ordenação.

Domingo de manhã, ao chegarmos ao hospital conversamos com o William e o Diácono McKinze disse a grande notícia. Primeiro, o Diácono disse que o bispo estava vindo visitá-lo. Isso foi motivo de grande emoção para todos no quarto. E depois que ele tinha uma pergunta para o William. “William, o nosso bispo está vindo te visitar, e que saber se ele tem a sua autorização para ter ordenar padre?” Com certeza neste momento o William não entendeu muito bem a pergunta e disse “O que?” Então dissemos: “Deus quer que você seja Padre! E o Bispo quer saber se ele tem a sua autorização para lhe ordenar?”Neste momento William disse um solene e forte “SIM”.

Começamos os preparativos para a sua ordenação. Comecei a perguntar quem ele queria que fizesse as leituras, quem ele queria servindo como Diácono etc. O William participou ativamente de todos os preparativos. No início da noite o bispo chegou e do aeroporto e foi direto ao hospital.

O William não conseguia esconder a sua alegria ao ver o Dom David. Muitas pessoas passaram pela UTI naquele dia e ele  estava extremamente cansado. Então resolvemos restringir as visitas para que o William estivesse bem para a ordenação na manhã seguinte. Depois de descansar e dormir um pouco William perguntava que horas eram e que horas seria a ordenação e quantas horas faltava para ele ser ordenado.

ordenacao2

A nossa preocupação era que ele estivesse bem e consciente de que seria ordenado. Na manhã de segunda feira chegamos ao hospital e ele ainda estava sem receber visitas. Começamos os preparativos para a ordenação. William estava com muita dor. O  Diácono começou a fazer as perguntas que respondemos na ordenação ao William, dentre elas: “Você promete respeito e obediência ao seu bispo e aos seus sucessores?” “Prometo” Para todas as perguntas o William respondeu sim.

Antes de sair da UTI para um auditório onde a ordenação aconteceu, o Diácono preguntou, William, nós  estamos indo para a sua ordenação, você tem certeza que quer ser ordenado Diácono e padre? E mais uma vez William respondeu “Sim, quero”.

A celebração da ordenação foi um momento bonito e solene. A celebração aconteceu da mesma maneira que aconteceria em nossa Catedral, com a exceção que ocorreu no hospital. William por efeito do remédio para dor estava sonolento durante a ordenação.

Entretanto, pude perceber que em alguns momentos durante a ordenação William chorou. Primeiro ele  foi ordenado Diácono. Pela imposição de mãos de nosso Bispo, e oração consecratória. Com a ajuda do  Diácono William recebeu a estola e a dalmática. Então Dom David entregou ao Diácono William o Livro dos Evangelhos. Logo após a ordenação diaconal começou a ordenação Sacerdotal.

Momento forte e emotivo para todos os presentes. Depois da imposição de mãos de Dom David, Bispo de Nashville, o arcebispo de San Antonio Dom Gustavo impôs as mãos na cabeça do Diácono William e o mesmo aconteceu com todos os sacerdotes presentes.

Depois um seminarista nos disse que os batimentos cardíacos do Diácono William estavam acelerados e eu pude perceber lágrimas saindo dos seus olhos. Ele sabia o que estava acontecendo. A graça da ordenação estava acontecendo. Depois da consagração  o agora Padre William foi vestido com a estola e a casula,  símbolos da sua ordenação sacerdotal. Agora Dom David entrega o cálice com o vinho e a patena com o pão para serem consagrados durante a Oração Eucarística.

Padre William continua recebendo visitas e pessoas mostram a ele  o quanto o amam. A saúde do Padre William está bastante delicada. Na terca feira resolvemos transferi-lo da UTI para outra unidade de saúde chamada aqui de Hospice. Onde o padre receberia um acompanhamento mais de perto em preparação para sua morte.

ordenacao3Na quarta feira resolvemos que o Diácono permaneceria em San Antonio e eu voltaria para Nashville e no fim de semana voltaria para estar com o Padre William e os seminarista de Nashville. Até este momento o Padre William não estava respondendo a estímulos, já não falava mais. Percebemos que o Padre William não tinha celebrado a sua primeira missa, então resolvemos que antes da minha partida para Nashville celebraríamos a sua primeira missa no Hospice. Padre William resolveu fazer um barulho como que dissesse: Isso o que eu quero. Então celebramos a primeira missa do Padre William. Estávamos juntos com o  Diácono Jim McKinze, alguns seminaristas, umas irmãs religiosas e eu. Um missa simples mais extremamente comovente. Na comunhão,  o Diácono colocou alguns gotas do Sangue de Cristo na língua do Padre William. Somente depois saberíamos que esse seria o seu Viático (última comunhão).

Despedi-me de todos e fui ao seminário para arrumar minha bagagem para ir para Nashville. Entretanto, alguns minutos antes de sair para o aeroporto as 14:30 Padre William deu seu último suspiro e foi encontrar-se face a face com Deus. Permaneci em San Antonio para ajudar nos preparativos para o velório e a missa de corpo presente. O velório aconteceu na sexta a noite com a Vigília pelos fieis defuntos e a missa de corpo presente foi no Sábado. O corpo de Padre William será enterrado em Colômbia nos próximos dias.

Pe. Gervan Menezes
Chaplain Fr. Ryan High School –  Cathedral of the Incarnation 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles