Em junho de 2014 o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) deu uma declaração reveladora à repórter Mirela Galdino da Agência Senado. “Não quero que fique o carimbo meu como o senador que liberou a maconha”. ” Eu gastei muitos anos da minha vida para ser conhecido como o senador da educação”, justificou. Quanto a ser taxado como o senador que impediu a legalização ele diz não ver problema. ” Continuaria como está aí “, explicou.

maconha

Reprodução do site Smoke Buddies que elogia o senador Cristovam Buarque

Cristovam pensou em recusar a relatoria da Sugestão 8 que traz como pauta a legalização da maconha para uso  recreativo, mas optou em não fugir do tema. Ao mesmo tempo reconhece o “abacaxi grande que pegou”. ” Se eu fosse olhar no ponto de vista de exposição na mídia é ótimo. Mas, do ponto de vista do meu papel  como transformador …Não é a transformação que eu quero. Não é o registro que eu quero deixar”. O senador termina a argumentação com um desejo impossível de ser realizado: “Se eu puder fazer  o que eu tenho de fazer  e depois ninguém se lembrar que fui eu, ficarei muito contente”.

Entrevista na íntegra

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XNhzVBR2cJ8#t=85[/youtube]

Três meses depois à entrevista, após 4 audiências e mais de 20 horas de discussão, a pecha temida pelo senador parede inevitável. O site Smoke Buddies afirmou que Cristovam, “já tem o respeito de todos os maconheiros”. “Além disso, após a segunda audiência, já descarta a possibilidade de arquivamento da proposta de Sug nº 8/2014, que visa a regulamentação da maconha no Brasil”, continua o texto ao  elogiar a possível decisão favorável do senador em defesa da legalização da maconha.

O canal de vídeos Verdade Online publicou uma série de vídeos sobre as audiências públicas. Em um dos conteúdos é lembrado que de “senador da educação” Cristovam Buarque pode passar para a história como o “senador da maconha”.

maconha2

Nesta segunda-feira, dia 22, haverá mais uma audiência para discutir a legalização da maconha para uso recreativo que será realizada às 9h na Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Senado Federal.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=H6IZYHDy_Fw[/youtube]

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles