Na primeira conferência do Simpósio da Esperança realizado pela Arquidiocese de Fortaleza Pe. Emílio César Porto Cabral destacou que são três os fundamentos da Esperança.

Pe. Emílio César Porto Cabral

Pe. Emílio César Porto Cabral

” A Esperança é a força para os fiéis porque se fundamenta no que Deus fez em Cristo, a Sua ressurreição (passado); é experimentada no poder do Espírito Santo, Sua vinda (presente) e se move em direção à glória que será revelada, Sua parusia (futuro)”, explicou o sacerdote, pároco de Messejana.

Pe. Emílio César percorreu as Sagradas Escrituras identificando passagens chaves sobre a virtude da Esperança. O poeta francês Charles de Peguy e o Papa Emérito Bento XVI foram os guias do itinerário sugerido pelo sacerdote.

image

“Fé e esperanças são palavras intercambiáveis em algumas passagens bíblicas. O cristianismo não é apenas uma comunicação de conteúdos até agora ignorados (informativo) mas uma comunicação que gera fatos e muda a vida (performativo). Quem tem esperança vive diversamente”, disse Pe. Emílio citando a encíclica Spe Salvi, de Bento XVI.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles