Ancoradouro

Incêndio atinge torre da Catedral de Maceió

Um incêndio atingiu uma das torres da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Maceió, Alagoas. As causas ainda não foram identificadas mas se cogita que tenha sido um curto-circuito.

maceio7

O Corpo de Bombeiros pediu que a imprensa e curiosos evacuassem o local. O coronel Paulo Marques informou à equipe do Programa “Fique Alerta”  que pelo menos três bombeiros estão feridos e que parte do telhado da torre veio ao chão.

O incêndio começou por volta do meio dia quando o Corpo de Bombeiros foi acionado para debelar as chamas. Houve queda da estrutura de madeira e os profissionais já trabalham com o rescaldo, fase final do combate ao fogo.

Dom Antonio Muniz, arcebispo de Maceió, atendeu a imprensa e informou que há pouco tempo a torre passou por reforma. A Igreja continuará funcionando normalmente, salve orientação do Corpo de Bombeiros.

 

Confira algumas imagens:

maceio maceio2 maceio3 maceio4 maceio5

Mais sobre a Catedral de Maceió

O lançamento da primeira pedra processou-se na tarde do dia 22 de julho de 1840.

Em 20 de dezembro de 1859, o Visitador Diocesano Côn. Afonso de Albuquerque procede à bênção do majestoso templo.

No dia 31, após Missa solene, o Visitador Diocesano benze a nova imagem da Padroeira, imponente escultura, ofertada pelo Barão de Atalaia. À tarde, sua majestade D. Pedro II transpõe os umbrais do templo. Com notas vibrantes é entoado o hino de ação de graças.

O Pároco de Maceió, quando da inauguração da nova Matriz, era o Côn. João Barbosa Cordeiro, cujo nome está ligado à principal obra de assistência hospitalar de nossa capital, o Hospital de Caridade, depois Santa Casa de Misericórdia, que ele idealizou e fundou em 1851.

O Decreto de 02/07/1900, do Papa Leão XIII, criava a Diocese de Alagoas e, conjuntamente, elevava à dignidade de igreja episcopal e Catedral, a Matriz de Maceió, nela instituindo a sede episcopal para aquele que deveria ser chamado bispo de Alagoas“.

 

Imagens: reprodução do programa Fique Alerta.

Recomendado para você