O sábado, dia 31, foi de festa para Canindé. Uma nova paróquia foi instalada no bairro Bela Vista dedicada a são José. A celebração  e posse do novo pároco, padre Roberto, foi presidida pelo arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e concelebrada por outros sacerdotes.

Nova Paróquia será dedicada a são José.

Nova Paróquia será dedicada a são José.

A turma do Seminário Propedêutico que tem como reitor Padre Rafhael Maciel compareceu em peso ao evento. Padre Roberto ocupou por  três anos a função de  vice-Reitor, serviço agora desempenhado por  Padre Vicente Oliveira. Seminaristas do Seminário de filosofia também participaram das atividades.

Turma 2015 do Seminário Propedêutico com o Reitor Pe. Rafhael Maciel.

Turma 2015 do Seminário Propedêutico com o Reitor Pe. Rafhael Maciel.

O rito de instalação da nova paróquia e posse do pároco conta com a leitura do Decreto que entre coisas estabelece os limites territoriais da paróquia, leitura da provisão do primeiro pároco e profissão de fé e juramento de fidelidade à Igreja do  novo cura.

Palavras de Dom José

Na homilia Dom José explicou o porquê da nova paróquia. “ Surge uma nova paróquia para crescer na comunhão com a única família de Deus espalhada pelo mundo inteiro que é a Igreja”.

O arcebispo estendeu seu agradecimento ao povo de Deus que começou  sua vida naquela paróquia; aos frades  franciscanos que há tantos anos  levam a evangelização ao povo de Deus e às Imãs Josefinas pelo trabalho desenvolvido na paróquia e pelo êxito da nova empreitada das religiosas, agora no centro da cidade.

Comentando as leituras bíblicas do dia Dom José falou sobre o poder da Palavra de Deus e a importância de se ter um coração indiviso. “A pessoa não pode ter um coração dividido, precisamos nos entregar totalmente a Deus”.

Escute a íntegra da Homilia.

 

Religiosidade Popular.

Canindé é um dos principais centros de religiosidade popular da América Latina. Localizada a 118km de Fortaleza a cidade recebe uma média 1,5 milhão de  peregrinos durante todo o ano.

foto 4

Santuário de São Francisco em Canindé.

O Santuário de São Francisco é parada obrigatória para os romeiros. O complexo conta com a Sala dos Milagres, um lugar onde fica em amostra ex-votos de pessoas que receberam graças de cura; capelas e atendimento às confissões, além de espaços para acolhimento dos romeiros.

Promessa Paga

O seminarista Felipe Gomes, 22, escolheu a visita ao Santuário para pagar a promessa que foi feita para ele quando tinha 6 meses. “Eu tive pneumonia nessa idade e foi feita a promessa de eu entrar de joelhos no Santuário vestido de hábito marrom e depois teria de depositá-lo no altar da Igreja”, explicou.

Seminarista paga promessa no Santuário de São Francisco.

Seminarista paga promessa no Santuário de São Francisco.

Mais fotos do Santuário

foto 3 IMG_20150131_162834747_HDR IMG_20150131_163221007 IMG_20150131_163909722 IMG_20150131_163933901 IMG_20150131_164104155

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles