No começo da década de 80 alguns grupos católicos se reuniam em retiros internos durante o período do carnaval. O objetivo era fugir da festa momina marcada pelo exagero e renovar a fé. 

Renascer - Comunidade Católica Shalom

Renascer – Comunidade Católica Shalom

Em 1986 surgiu uma inspiração diferente. Foi quando as lideranças da Comunidade Católica Shalom decidiram fazer um retiro de carnaval aberto à cidade. A cada edição foi crescente a participação do público até sua realização acontecer no maior ginásio coberto da cidade, o Paulo Sarasate.

A maioria do público do Renascer  é composta por jovens que durante três dias se divertem sem lançar mão do álcool ou de outras drogas. “O Renascer é um impulso a irmos às pessoas, à alma da cidade de Fortaleza para oferecermos a alternativa de um carnaval diferente, possibilitando que elas  façam a experiência com o Deus da alegria”, define Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom.

renascer3

A edição do Renascer passou a ser realizada em praticamente todas as missões da Comunidade espalhadas nas 65 cidades do país. Outros retiros se multiplicaram na capital tornando-a a capital dos encontros de carnaval. Pelo menos  80 encontros com estas características acontecem em Fortaleza e Região Metropolitana. 

O Renovar é o Retiro promovido pela Renovação Carismática Católica. O tema deste ano é  “Deixar-vos conduzir pelo Espírito Santo”. Os eventos acontecem entre os dias 14 a 17 de fevereiro.

Mais informações:

Renascer: www.comshalom.org/renascer

Renovar: www.rccfortaleza.org.br

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles