Fiéis católicos da cidade de Viçosa do Ceará, localizada a 283 Km de Fortaleza,  estão consternados com mais um caso de vandalismo contra a Igreja Matriz da cidade e a Igreja do Céu, ponto turístico do município. Um indivíduo invadiu as Igrejas, pichou paredes e quebrou  imagens históricas. 

Vândalo destrói imagens

Vândalo destrói imagens. Foto: reprodução site Ratificando

De acordo com o site Ratificando, o homem atende pelo nome de Evaldo Tavares e é reincidente. Ano passado atacou a Igreja de São Francisco, também em Viçosa do Ceará, onde destruiu a imagem do santo padroeiro. Ao Ancoradouro, o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, padre  Antônio Justino do Nascimento, disse que o homem foi preso, “mas não sabe até quando”. 

O sacerdote não teve contato com Evaldo mas intui que “louco ele  não  é”. O padre também desconhece se o vândalo é membro de alguma denominação religiosa. “Sei que católico ele não é”, assevera. O portal Ratificando o identifica como evangélico. “Acredito que nem os evangélicos querem tê-lo como membro”, comenta Padre Justino.

vicosa03

Imagem: reprodução site Ratificando

“Na cidade, as pessoas ficaram extremamente abaladas”. O padre confirmou que a Igreja do Céu não fechará, mas revelou que sua preocupação é com a Matriz, “Igreja que guarda o patrimônio artístico-religioso mais antigo do estado do Ceará com 315 anos de fundação”.

vicosa01

Ouça a íntegra da entrevista

Mais sobre Viçosa do Ceará (Fonte: IBGE) 

História Religiosa:

A história religiosa de Viçosa do Ceará inicia com a chegada dos jesuítas Luís Figueira e Francisco Pinto, Provindos de Pernambuco no ano de 1607. Anos depois em 1656, Pe. Antônio Ribeiro e Pedro Pedrosa Fundam a missão jesuítica, missão fortalecida, em 1660, com a visita de Pe. Antônio Vieira.

Em 1700 os jesuítas, em pleno trabalho de catequese com os indígenas, construíram a magnífica igreja de N. S. da Assunção. Em 18 de maio de 1759, a missão foi encerrada com a expulsão dos jesuítas pelo marquês de Pompal.

Pontos Turísticos:

Igreja do Céu.

Igreja do Céu.

Igreja do Céu: Ponto mais alto da cidade com uma capela dedicada a Nossa Senhora das Vitórias. No alto do templo surge a imagem do Cristo Redentor. O Pólo Turístico dispõe de restaurante, telefone público, centro de convenções, biblioteca, banheiros, área de estacionamento, palco para shows, calçadão e boxes para venda de artesanato e as delícias da culinária local. Para chegar ao local a escolha fica a critério do turista, de carro ou a pé pelos 334 degraus que dão acesso ao santuário.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles