Evento terá dez horas de atividades sobre vocação e aposta no testemunho como forma de atrair novas vocações.

Lucas, Diego e Jairo deixaram tudo para trilhar um caminho rumo ao sacerdócio.

Lucas, Diego e Jairo deixaram tudo para trilhar um caminho rumo ao sacerdócio.

 Lucas cursava o quinto semestre de Direito, namorava e pouco frequentava as celebrações litúrgicas; Diego teve formação católica, mas aos onze anos rompeu com a Igreja; Jairo era apaixonado por música e futebol, estudava farmácia em Teresina e a fé não era viva em sua caminhada. As histórias destes três jovens se cruzaram quando eles descobriram sua vocação. Lucas Palhano (24), Diego Juaçaba (23) e Jairo Nascimento (33) atualmente são seminaristas na Arquidiocese de Fortaleza e se preparam para participar como voluntários de mais uma Jornada Vocacional, evento a ser realizado dia 30 de agosto, no Colégio Santa Isabel, das 9h às 19h, com entrada gratuita.

Assim como os três, outros oitenta rapazes trilham um caminho formativo em preparação ao sacerdócio. Somente no Seminário Propedêutico são 22 aspirantes, um número que deixa a Arquidiocese de Fortaleza entre as cinco que mais acolhe vocações para este chamado. Um grupo de sessenta jovens se reúne mensalmente com o objetivo de descobrir com a ajuda dos formadores se o futuro que lhes reserva é ser padre. Jairo está convicto, abriu mão de uma carreira na música, abandonou o sonho de ser jogador de futebol e hoje dedica toda a sua vida ao chamado. “Hoje sinto-me realizado e muito mais útil”, garante.

JVF2015_CARIMBO

A Jornada Vocacional é o ponto ápice do encontro da Igreja com os jovens para falar sobre vocação. A JVF aguarda nesta edição pelo menos sete mil pessoas em suas dez horas de atividades e Diego Juaçaba estará entre os presentes. O jovem quer testemunhar para os demais a experiência que teve com Deus e o atraiu para a Igreja a ponto de ter deixado tudo para ser padre. “A minha expectativa é que a Jornada Vocacional de Fortaleza possa ser  um ponto de encontro para os jovens vindos das mais diversas realidades de nossa Arquidiocese”, comenta o jovem que hoje está no segundo ano do Curso de Filosofia.

O objetivo primeiro proposto pela organização da JVF é lançar uma reflexão sobre o chamado de Deus para um público composto predominantemente por jovens entre 13 a 29 anos. Lucas Palhano terá a oportunidade de testemunhar sua história para estes jovens no serviço que desempenhará na equipe de Evangelização. Palhano conta que é apaixonado pela Igreja. “O mais fascinante nesta instituição é a alegria de ser e viver como uma família”, sintetiza.

 

A Jornada apresentará além da vocação ao sacerdócio o chamado à vida matrimonial, religiosa e laical. “Toda pessoa possui uma vocação e na Jornada Vocacional queremos lançar através da arte, da cultura do encontro, da Feira Vocacional e dos momentos de oração uma semente que possa despertar estes jovens para uma vida de doação”, diz padre Rafhael Maciel, coordenador geral do evento.

SERVIÇO

JORNADA VOCACIONAL DE FORTALEZA

(IV FEIRA VOCACIONAL)

Data: 30 de agosto de 2015

Horário: 9h às 19h

Entrada: gratuita

Local: Ginásio do Colégio Santa Isabel (Av. Mister Hull, SN)

Mais informações: 85 3290.1045 http://pastoralvocacionalfor.blogspot.com.br/

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles