Os meios de comunicação divulgaram massivamente uma carta da Secretaria de Estado do Vaticano confirmando o  recebimento de livros enviados por uma autora gay como bênção do Papa Francisco à união gay. “A bênção que o Papa Francisco concedeu no final da carta foi para a pessoa e não para eventuais ensinamentos que não estão de acordo com a doutrina da Igreja sobre a ideologia de gênero, que não mudou absolutamente em nada, como muitas vezes assinalou o próprio Santo Padre”, esclarece o comunicado da Santa Sé, assinado pelo subdiretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Ciro Benedittini.

Papa Francisco teria ido às ruas distribuir pão e solidariedade a desabrigados.

Papa Francisco

Tudo começou quando Francesca Pardi publicou em sua rede social a foto do envelope da Secretaria de Estado do Vaticano com o título  “O Papa me respondeu”, muito embora não se tratasse de uma missiva papal mas apenas um texto protocolar da Secretaria de Estado. “Em resposta a uma carta de Francesca Pardi ao Santo Padre, em tom educado e respeitoso, a Secretaria de Estado confirmou o recebimento da mesma com um estilo simples e pastoral, precisando em seguida que se tratava de uma resposta privada e por isso não destinada à sua publicação (coisa que aconteceu)”, lê-se em outro trecho da nota.

A autora e boa parte das publicações italianas tentaram instrumentalizar a mensagem da carta atribuindo  ao Pontífice, que nem sequer assina a mensagem,  palavras de incentivo ao seu trabalho de literatura gay. “É totalmente descabida uma instrumentalização do conteúdo da carta”, conclui a nota do Vaticano.

francesca pardi

Após a publicação da nota do Vaticano a autora reconsiderou sua publicação. “A quem compartilhou o meu post sobre a resposta do Papa Francisco: Tive que cancelar e substituí-lo, portanto desapareceu de seus perfis”, escreveu Pardi.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles