Foi concedida pelo Arcebispo a concessão às religiosas de vida monásticas para participarem da Celebração Eucarística nesse dia. Assim sendo,  as Irmãs Concepcionistas, Clarissas, Carmelitas e Beneditinas sairão de suas clausuras e estarão presentes ao evento. Uma delas, inclusive, Irmã Maria Bernadete, Madre Superiora das Carmelitas, fará a proclamação da 1ª. Leitura.

Coral ensaia para a Festa do Jubileu Centenário.

Coral ensaia para a Festa do Jubileu Centenário.

Confira mais onze curiosidades sobre a Festa do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza que será realizada nesta sexta-feira, dia  13, no Condomínio Espiritual Uirapuru, a partir das 14h.

1. Bispos Confirmados 

Até o momento está confirmada a presença de 19 bispos:

Dom Giovanni D’Aniello – Núncio Apostólico
Dom José Antonio A. Tosi Marques – Arcebispo Metropolitano de Fortaleza
Dom Sérgio da Rocha – Presidente da CNBB e Arcebispo de Brasília
Dom Rosalvo Cordeiro de Lima – Bispo Auxiliar de Fortaleza
Dom Adalberto Paulo da Silva – Bispo Auxiliar Emérito de Fortaleza
Dom Francisco Javier Hernandez Arnedo– Bispo de Tianguá
Dom Fernando Panico – Bispo de Crato
Dom José Haring – Bispo de Limoeiro do Norte
Dom Manuel Edmilson da Cruz – Bispo Emérito de Limoeiro do Norte
Dom Antônio Roberto Cavuto – Bispo de Itapipoca
Dom Ângelo Pignoli – Bispo de Quixadá
Dom Edson de Castro Homem- Bispo de Iguatu
Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago – Bispo Emérito de Iguatu
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos – Bispo de Sobral
Dom Ailton Menegussi – Bispo Diocesano de Crateús
Dom Plinio José Luz da Silva – Bispo de Picos – PI
Dom José Luiz Ferreira Sales – Bispo de Pesqueira – PE
Dom Fernando Barbosa dos Santos – Bispo Prelado de Tefé – AM
Dom Jorge Alves – Bispo de Paracatu – MG

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Dom José Antonio – Coletiva do Jubileu Centenário

Coletiva sobre a Festa do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza Mais de 500 mil pessoas são esperadas na festa do Jubileu Centenário da Arquidiocese de Fortaleza, na próxima sexta-feira, 13, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 14 horas. Será um momento de grande comunhão com os irmãos da Igreja do Ceará, segundo anunciou o arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na entrevista coletiva que ocorreu na manhã de hoje na Cúria Arquidiocesana (no Seminário da Prainha). Dom José Antonio lembrou que o dia exato dos 100 anos da Arquidiocese de Fortaleza é hoje, mas a festa foi marcada para sexta-feira próxima para possibilitar a presença do Núncio Apostólico (representante do Papa no Brasil), dom Giovanni D´Aniello que vai presidir a celebração eucarística no dia do evento, às 18h30min. O Núncio Apostólico também trará uma bênção do papa Francisco. Programação Oficial da Festa do Centenário da Arquidiocese 13 de novembro de 2015, das 14h às 22h30minCONDOMÍNIO ESPIRITUAL UIRAPURU – CEUVeja aqui: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/noticias/programacao-oficial-da-festa-do-centenario-da-arquidiocese/ Mais informações no Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – (85)33888703 ou no site www.arquidiocesedefortaleza.org.br email: pascom@arquidiocesedefortaleza.org.br O FOCO É CRISTO E A ALEGRIA DE SUA IGREJA.EVANGELIZAR É PRECISO…

Posted by JOCA DEUS É PAI on Quinta, 12 de novembro de 2015

2. Padres

Mais de 300 padres ( Diocesanos e Religiosos) irão concelebrar

3. Seminaristas

Aproximadamente 100 seminaristas estarão participando e ajudando no cerimonial da celebração.

4. Ministros da Eucaristia

Estarão servindo 200 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

5. Coral Arquidiocesano

O coral é composto por um grupo de 100 pessoas integrantes de várias paróquias de Fortaleza que vem ensaiando há mais de 5 meses no Santuário Nossa Senhora de Fátima e terá a regência do Maestro Francisco Maurício Bezerra de Freitas, acompanhamento do músico Marcos Dias e a coordenação de Padre Francisco Ivan de Souza, pároco do Santuário e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese d Fortaleza.
Na relação dos cânticos está Kyrie, O Esca Viatorum(Oh alimento dos que andam),Te Deum ( A Vós, Ó Deus ), O Espírito está sobre mim, Vimos hoje cantar, Nesta prece Senhor, o Hino de São José e o Hino do Centenário e outros.

6. Presença das Ordens Monásticas

Foi concedida pelo Arcebispo a concessão às religiosas de vida monásticas para participarem da Celebração Eucarística nesse dia. Assim sendo, as Irmãs Concepcionistas, Clarissas, Carmelitas e Beneditinas sairão de suas clausuras e estarão presentes ao evento. Uma delas, inclusive, Irmã Maria Bernadete, Madre Superiora das Carmelitas, fará a proclamação da 1ª. Leitura.

7. O Altar e Ambão

O altar e o ambão (estante usada para a proclamação da Palavra de Deus ) da celebração do Centenário serão os mesmos utilizados pelo Papa João Paulo II no 10º Congresso Eucarístico Nacional em 1980, no Castelão. O mesmo é composto de três peças, mas somente será usada a parte central do altar. As duas outras partes foram doadas às paróquias de Paramoti e do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. O ambão também foi doado à paróquia de Paramoti.

8. Paramentos

Para a Solene celebração Eucarística foram confeccionados paramentos especiais para a ocasião: Mitra e Casula ( para os Bispos) e estolas para os padres. Todas as peças trazem trançado o SÍMBOLO DO JUBILEU.

9. Voluntários

Voluntário do Setor de Comunicação.

Voluntário do Setor de Comunicação.

Aproximadamente 3000 voluntários estarão trabalhando na organização e estrutura do evento.

10. Hino e a Oração do Ano Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza

O hino tem Música e Letra de Padre Francisco Ivan de Souza. A oração foi elaborada pelo próprio arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

11. Banners das Dioceses e Regiões Episcopais

Logo no início da Santa Missa haverá a entrada dos banners das Dioceses do Ceará (Crato, Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Tianguá, Iguatu, Quixadá e Crateús ) e a entrada dos banners da Arquidiocese e de suas 9 Regiões Episcopais (São José, Nossa Senhora da Assunção, Bom Jesus dos Aflitos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Prazeres, Sagrada Família, São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora da Palma e São Francisco das Chagas).

12. Transmissão ao vivo e Mídias

Rádio
O evento será transmitido pelas rádios Dom Bosco e rádio Shalom (Fortaleza), Rádio São Francisco e Rádio Santa Clara (Canindé), Rádio Boa Nova ( Pacajus), Rádio Iracema (Juazeiro do Norte) e Rádio WEB católicajovem.com.br

WEB TV
O evento será transmitido em tempo real pela WEB TV www.unidade.tv

Mídias
www.arquidiocesedefortaleza.org.br
www.facebook.com – Arquidiocese de Fortaleza

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles