A Assembleia Legislativa do Ceará realizará nesta quarta-feira, dia 18, às 19h, no Plenário 13 de maio, sessão solene em homenagem à Campanha da Fraternidade Ecumênica – CFE 2016, que neste ano trouxe para a reflexão o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, (Am 5.24).  O pedido da sessão foi feito pelo deputado estadual Carlos Matos (PSDB).

CNBB-1024x767

A Campanha da Fraternidade é uma idealização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e nesta edição ecumênica contou com o apoio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC. O objetivo geral da mobilização, que atingiu todos os municípios brasileiros, é assegurar o direito ao saneamento básico e cobrar do poder público políticas públicas que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum.

Direito assegurado pela Constituição a todos os cidadãos, o saneamento básico ainda é um sonho distante para muitos brasileiros. Na capital cearense não é diferente.  “De cada 10 cearenses, seis não têm esgotamento sanitário. Em Fortaleza, 50% da população não tem saneamento, e o surpreendente é que o relatório do próprio Governo apresenta que, nos últimos cinco anos, não houve nenhuma alteração nesse quadro”, assevera o deputado Carlos Matos.

Deputado Carlos Matos

Deputado Carlos Matos

Dentre os protagonistas e propagadores da CFE 2016 no Ceará serão homenageados: Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza; Pe. Rafhael Silva Maciel, Missionário da Misericórdia nomeado pelo Papa Francisco e Reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza; Pe. Francisco Ivan de Souza, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza; Irmã Rosália Alencar Alves, Secretária Executiva do Regional Nordeste I da CNBB; Maria Mônica Pimentel Pinto, assessora da CNBB para a CFE; e o Pastor Glauco Barreira Magalhães Filho, da Igreja Batista Renovada Moriá.

A Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal/RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Assumida pelas Igrejas Particulares no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha.

Serviço

Sessão Solene em homenagem da Fraternidade Ecumênica – CFE 2016

Data: 18/05/16 (quarta-feira)

Local: Plenário 13 de Maio – Assembleia Legislativa do Ceará

Hora: 19h

Requerente: Deputado Carlos Matos (PSDB)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles