Quarenta seminaristas; quinze dioceses representadas. O segundo retiro para seminaristas promovido pela Comunidade Católica Shalom tornou o Centro de Espiritualidade Santa Teresa-Cest uma fonte de renovação espiritual para os aspirantes ao sacerdócio que vieram das cinco regiões brasileiras.

Do Acre ao Paraná. Retiro de Seminaristas promovido pelo Shalom reuniu quinze representações diocesanas.

Do Acre ao Paraná. Retiro de Seminaristas promovido pelo Shalom reuniu quinze representações diocesanas.

Com o objetivo de tornar a caminhada dos participantes ainda mais firme na opção que escolheram, o retiro ofereceu pregações, intensos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, Confissão, Celebração Eucarística, acompanhamentos individuais e vida comunitária. Tudo em um ambiente cercado pela natureza e propício ao silêncio e reflexão pessoal.

Alguns participantes do Retiro com Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira.

Alguns participantes do Retiro com Moysés Azevedo e Maria Emmir Nogueira.

A Cofundadora do Shalom, Maria Emmir Nogueira, falou sobre a importância do processo de  cura interior na vida de um eleito por Deus para o sacerdócio. “O verdadeiro processo de cura interior visa à cruz e não o bem estar. Diz respeito a uma profunda experiência de esvaziamento”. A pregadora ainda exortou:”Deus cura, mas é preciso que demos passos concretos para não voltarmos aos vícios de antigamente”.

Padre Dênys Lima. Foto: Joca de Deus é Pai.

Padre Dênys Lima. Foto: Joca de Deus é Pai.

Padre Dênys Lima coordenou o retiro. Para o sacerdote, “a Misericórdia de Deus é tão poderosa que é capaz de transformar a nossa infidelidade em fidelidade”, em referência ao tema geral do encontro: “Curarei a sua infidelidade, Eu os amare de todo coração”.  Na última colocação do encontro, padre Dênys falou sobre a importância dos seminaristas entrarem desde já na dinâmica da “Igreja em saída”. “A oferta de vida faz o Reino de Deus crescer. É preciso que nos consumamos, que vivamos como o Filho do Homem que não tinha onde reclinar a cabeça”.

Seminaristas rezando a Liturgia das Horas. Foto: Joca de Deus é Pai.

Seminaristas rezando a Liturgia das Horas. Foto: Joca de Deus é Pai.

Os testemunhos dos seminaristas ao final do encontro demonstraram aprovação pela iniciativa do Shalom em propor um retiro espiritual para seminaristas diocesanos e religiosos. Renovação da vocação, desejo de viver o chamado com retidão em suas respectivas dioceses foram os comentários mais destacados entre os participantes. Estiveram presentes ao encontro encontro iniciantes na caminhada e veteranos, todos imbuídos do desejo de dar uma resposta mais generosa ao Senhor, à sua Igreja e à humanidade.

A data do próximo retiro foi divulgada, de 3 a 7 de julho de 2017, no mesmo local. Para mais informações: www.facebook.com/seminaristashalom 

Mais imagens

Confira álbum completo na página Joca de Deus é Pai

Tagged in:

, , ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles