O Grupo Chocalho não deixa passar em branco o Dia do Escritor, data instituída na década de 60 após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da União Brasileira de Escritores. Comandado pelo jornalista, poeta e escritor Auriberto Cavalcante a casa de José de Alencar sediou o V Congresso escritores, poetas e leitores do Ceará. 

Mesa de homenageados pelo Grupo Chocalho. Foto: Jean Cavalcante

Mesa de homenageados pelo Grupo Chocalho. Foto: Jean Cavalcante

A manhã desta segunda-feira, dia 25, foi reservada para homenagens a escritores, instituições e iniciativas que visam a difusão da literatura cearense. Auriberto destacou a falta de incentivo do poder público à literatura, discorreu sobre a história do Grupo Chocalho que desde sua fundação, no início da década de oitenta, busca despertar a sociedade para a leitura e produção literária. 

A escritora cearense Emmir Nogueira, Cofundadora da Comunidade Católica Shalom, compôs a lista de homenageados, ao lado de Beatriz Ancântara, o ex-governador Gonzaga Mota, a prestigiada jornalista Adísia Sá, do Grupo O Povo de Comunicação, Professora Yara Guerra, da Academia Cearense de Letras de Caucaia, Pedro Lyra, Batista de Lima, César Barreto, Roberto pontes entre outros.

Emmir Nogueira recebe de Auriberto Cavalcante a homenagem.

Emmir Nogueira recebe de Auriberto Cavalcante a homenagem.

Emmir destacou em sua fala um pouco de sua trajetória na literatura. “Em outros tempos eu era mais voltada para a parte técnica da literatura, atualmente, fui  levada pelas contingências a escrever sobre a formação humana, formação da fé“, explicou. “Santo Agostinho diz que a bondade e a beleza se supõem, na minha opinião, este é o campo literatura”, expressou a escritora que tem diversas obras publicadas em outras línguas pelas Edições Shalom.

A escritora que é tataratara-sobrinha de José Alencar enfatizou sua preocupação – que também é a do Shalom –  de escrever para os jovens. “Acredito que todos nós temos o desafio de ir até eles”. Emmir conta que recebeu o incentivo dos pais para a leitura, coisa difícil na atualidade. A diretora da Associação Cearense de Imprensa -ACI, Arleni Portelada repassou que a média de leitura do jovem brasileiro é de apenas 1,8 livro por ano.

Iniciativas em favor da Literatura cearense

O Grupo Chocalho incentiva a leitura com a distribuição de livros, além de promover congressos e concursos de poesia. “Chegamos a colocar mais livros literários nas mãos das pessoas do que o Governo”, frisa Auriberto. Iniciativa que mereceu o aplauso de todos foi a do ex-governador Gonzaga Mota que transformou parte de seu escritório em uma estante-livraria dedicada exclusivamente para autores cearenses.

Ex-governador Gonzaga Mota em momento informal.

Ex-governador Gonzaga Mota em momento informal.

Estes escritores não encontram espaço no mercado. Depois de procurar e não encontrar títulos de alguns nomes consagrados em uma grande livraria da capital, Gonzaga Mota decidiu dar cabo à ideia. A estante-livraria ainda não está aberta ao público, mas já recebeu obras de quatrocentos autores cearenses para serem  comercializadas  ou expostas. 

Confira imagens da manhã de homenagens. Fotos: Jean Cavalcante

Confira lista completa dos  homenageados

O1- ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE CAUCAIA – ALAC;
02- ADÍSIA SÁ;
03- ARY ALBUQUERQUE;
04- BATISTA DE LIMA;
05- BEATRIZ ALCÂNTARA;
06- CÉSAR BARRETO;
07- ELIOMAR DE LIMA;
08- FERNANDO HUGO;
09- FRANCISCO ANTONIO FERREIRA ÁVILA;
10- FUNDAÇÃO BETO STUDART;
11- GABRIEL JOSÉ DA COSTA;
12- GONZAGA MOTA;
13- JÚNIOR BONFIM;
14- LAURO MARTINS;

15- LÚCIO ALCÂNTARA;
16- MARIA EMMIR OQUENDO NOGUEIRA;
17- OSWALD BARROSO;
18- PEDRO LYRA;
19- ROBERTO PONTES;
20- – TV DIÁRIO.

DIPLOMA MÉRITO CHOCALHEIRO

01- KEYNNE IDILVA SAMPAIO TEIXEIRA;
02- FUNDAÇÃO WALDEMAR ALCÂNTARA;
03- SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DO ESTADO DO CEARÁ – SINDPAN;
04- PRINT COLOR.

DIPLOMA GRATIDÃO ETERNA ( IN MEMORIAM )

01- AIDIFAX RIOS;
02- BARROS PINHO;
03- EDILMAR NORÕES;
04- JOSÉ TELLES;

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles