No mês de setembro a Igreja no Brasil faz uma reflexão toda especial sobre a importância da Bíblia, na vida e na missão da Igreja, bem como na vida e na missão de cada pessoa, de cada fiel católico.

pantocrator

Falar que o mês de setembro é o mês da Bíblia não significa que nossa atenção se volta para ela apenas neste período do ano civil, porque a Palavra de Deus é quem orienta a vida inteira daqueles que creem. E a vida inteira não se resume naquilo que refletimos em um mês apenas. Na verdade vivemos mês que nos ajuda a pensar na importância da Palavra para a nossa vida e tomar ainda mais a resolução de querer viver segundo o que está disposto nas Sagradas Escrituras.

Saber o que está nas Escrituras Sagradas é saber quem é o nosso Deus, quem é Jesus Cristo. Era bem isso o que queria dizer São Jerônimo quando afirmou que “quem ignora as Escrituras, ignora Cristo”. Bem isso, afinal não se ama aquilo que não se conhece; não se segue a quem não se conhece a sua doutrina, o seu ensinamento.

Padre quer que a mensagem da Misericórdia se espalhe pela internet.

Padre quer que a mensagem da Misericórdia se espalhe pela internet.

O conhecimento da Palavra de Deus é o primeiro e mais seguro passo para o seguimento de Cristo. Claro que não bastará apenas conhecer a letra do que está escrito na Bíblia, será preciso o esforço necessário de viver essa Palavra. Foi Jesus mesmo quem disse que “nem todo aquele que disser Senhor, Senhor, entrará no Reino do Céu” (Mt 7,21).

Se a Palavra de Deus é modeladora da vida de quem a lê e procura vivê-la, há um modo de viver a Palavra que está sendo proposta aos fieis católicos e homens de boa vontade, pelo Papa Francisco. Que modo é esse? O modo de viver misericordiosamente, sendo “misericordiosos como o Pai” (Lc 6,36). Assim, a Palavra de Deus é uma palavra de misericórdia para quem dela se aproxima; o que não significa dizer que é uma palavra que “passa a mão na cabeça” de quem a lê ou escuta, mas uma palavra que propõe mudança de vida, que propõe metánoia – conversão: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).

Palavra de Misericórdia é a Palavra de Deus que aponta com clareza caminho de vida nova: “vai e não torne a pecar” (Jo 8,11); “hoje a salvação entrou na tua casa” (Lc 19,9). Era assim que o Senhor Jesus, Palavra de Deus encarnada, propunha o roteiro da Misericórdia da sua palavra de salvação na vida das pessoas que dele se acercavam. E uma vez sendo “misericordiado” pela Palavra de Deus caberá “imediatamente” (Lc 1,39; 21,33) anunciar a Misericórdia ao demais. Misericordiado pela Palavra para se tornar irmão do Senhor (Mt 12,49-50) e anunciar essa mesma Palavra aos que dela são necessitados.

Mês de setembro, mês da Bíblia – tempo forte de abeirar-se da Palavra de Deus e tornar essa Palavra ainda mais conhecida e amada, para converter os corações e transformar o mundo. A Palavra de Deus seja a luz para nossos passos (Sl 119,105).

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles