Quando o atual prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra [foto],  foi à colina do Horto de Padre Cícero no mês de outubro agradecer pela vitória nas eleições, as luzes estavam acesas e o cartão postal principal da cidade se mostrava em toda a sua beleza.

Prefeito foi agradecer vitória no Horto do Padim.

Prefeito foi agradecer vitória no Horto do Padim.

Três meses depois o cenário é outro. O fornecimento de energia foi cortado e a escuridão encobre a imagem do “padim”, prejudicando a rotina de milhares de romeiros que estão impossibilitados de visitar o espaço durante a noite .  A nota da Prefeitura Municipal  esclarece o motivo de abandonar a iluminação do Horto: “A justificativa do cancelamento se dá em virtude da condição de laicidade do Estado, prevista em lei”. 

Prefeitura de Juazeiro alega estado laico e traz em destaque imagem religiosa.

Prefeitura de Juazeiro alega estado laico e traz em destaque imagem religiosa.

Levando em consideração o argumento – inconsistente, diga-se de passagem –  a Prefeitura cai em contradição já que traz em destaque em seu site  uma imagem de padre Cícero, o que deveria ser considerado uma ofensa ao estado laico. Ao clicar no link todas as atrações turísticas  apresentadas na cidade são religiosas e ligadas ao “Padim”. 

Juazeiro do Norte recebe por ano 2,5 milhões de turistas. De acordo com a Prefeitura ao site Ceará Agora estima-se que cada turista deixe na cidade uma média R$ 150 Reais o que daria um montante de R$375 milhões de Reais ao ano.  Na cidade do Padim Ciço  entre os anos de  2000 e 2013 (último dado disponível) o PIB avançou 579,5% enquanto a economia brasileira cresceu 329%. Quando o assunto é dinheiro que entra não há reprimenda da Prefeitura às cifras alegando a laicidade do estado.

Na nota da Prefeitura sobre as trevas do Horto também afirma que “mesmo diante do problema, considerado gravíssimo pela atual gestão, o Prefeito Arnon Bezerra vem tentando solucionar a situação, e os setores da administração estão mobilizados nesse sentido“.

Os romeiros do “Padim” aguardam uma solução. 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles