A Comunidade Católica Shalom abre novas missões internacionais, desta vez  no Panamá, Argentina, Filipinas, Polônia e mais uma casa na França, em Paris, de acordo com o  Boletim mensal da Assessoria Missionária da instituição.

Comunidade Shalom foi fundada em Fortaleza no dia 9 de julho de 1982. Arquivo pessoal

A Comunidade que nasceu em Fortaleza, no Ceará, completa no próximo 9 de julho 35 anos de fundação e presença em 30 países sendo 10 na América Latina, 2  na América do Norte e 5 na África, 10 na Europa e 3 na Ásia. A instituição é reconhecida pelo Vaticano como Associação Internacional de Fieis.

Padre Cristiano Pinheiro é cearense e atualmente mora em Roma. Arquivo pessoal

Padre Cristiano Pinheiro é cearense e atualmente responsável pela difusão internacional da Comunidade. O sacerdote reside em Roma e falou  ao blog sobre as novas fundações. Destaque para a Argentina, a terra do Papa Francisco.

“Vamos abrir uma casa na Cidade de Corrientes, nordeste da Argentina. É uma cidade universitária onde já funciona um grupo de oração da Comunidade”, explica o padre. Ao longo do ano serão discernidos os missionários que irão para esta cidade. Para Manilla, nas Filipinas, serão enviados cinco missionários. “Estes missionários trabalharão com a evangelização. Passarão por um período de seis meses de imersão cultural e aprendizado do Tagalo,a principal língua falada naquele país”.

Será aberta mais uma casa na Polônia.

A missão na Varsóvia, Polônia, é um fruto da última Jornada Mundial da Juventude – JMJ de acordo com o padre. “Já temos uma casa em Cracóvia, terra de São João Paulo II, mas vamos abrir uma casa na capital Varsóvia”. O pedido se deu pelo cardeal daquela cidade depois da Semana Missionária da JMJ. “A presença dos mais de mil peregrinos naquele período oriundos de várias partes do mundo gerou um impacto positivo no povo daquela cidade”. 

Ménilmontant, bairro de Paris, receberá casa do Shalom.

Destaque também para a Cidade do Panamá. O arcebispo pediu uma missão da Comunidade para trabalhar em vistas da próxima JMJ. Em Paris será aberta uma lanchonete na região de Ménilmontant. “Será uma vitrine de evangelização para chamar a atenção das pessoas e poder anunciar Jesus no coração da cidade luz”. 

No Brasil também foram discernidas novas fundações em Cuiabá, no Mato Grosso e Niterói no Rio de Janeiro. Serão abertas mais quatro casas em missões já existentes em Fortaleza, Natal e no Rio de Janeiro.

Por conta do elevado número de missionários será fundado um novo Discipulado na cidade do Eusébio, no Ceará. O Responsável, bem como os membros da Equipe de Formação, serão divulgados até o final deste mês de Fevereiro.

Confira a lista completa

NOVAS MISSÕES:

MANILLA (FILIPINAS):
Narasuily Monteiro Silva (Araraquara), para Responsável Local

Thaís Pequeno Monteiro Brasil (Quixadá)

Maria das Graças da Silva Coelho (Fort. Fátima)

Breno Silva Marçal (Garanhuns)

PARIS (FRANÇA):
Amanda Pinheiro Souza (Toulon), para Responsável Local

Maria Isabel Esteves Romcy (Aracaju)

Bruno Tavares da Silva (Sobral)

CIDADE DO PANAMÁ (PANAMÁ):

Erick de Araújo Vianna  (Lugano), para Responsável Local

Lana Kiara Vasconcelos (Campos dos Goytacazes)

Thaís Fernandes Moreira (Santiago)

CORRIENTES (ARGENTINA):

Devido ao fato de ainda estarem sendo fechados detalhes acerca da data e outros processos de fundação desta Missão, a composição da casa será divulgada posteriormente.

VARSÓVIA (POLÔNIA):
Assim como no caso da fundação acima, a composição desta Missão será divulgada posteriormente.

CUIABÁ – MT:

Wolder Ranieire Araújo da Silva (Brasília), para Responsável Local

Gizelia Fernandes de Sousa (Aparecida)

Flávia Maria Gomes dos Santos (Guarulhos)

NITERÓI – RJ:

A partir de agora a Obra de Niterói, até então ligada à missão do Rio de Janeiro, passa a ser uma missão autônoma de CAL, tendo como Responsável Local:

Leandro da Silva Carvalho (Consagrado da Comunidade de Aliança do Rio de Janeiro)

 

QUARTO DISCIPULADO DA COMUNIDADE DE VIDA:

Devido ao número de vocações que o Senhor tem enviado à Comunidade, estaremos abrindo no mês de Março mais uma Casa de Formação para os Discípulos da Comunidade de Vida. Tal casa funcionará na cidade de Eusébio-CE. O Responsável, bem como os membros da Equipe de Formação, serão divulgados até o final deste mês de Fevereiro.
NOVAS CASAS COMUNITÁRIAS EM MISSÕES JÁ EXISTENTES:

Divulgamos abaixo três novas casas comunitárias, com suas respectivas Formadoras Comunitárias. Os demais membros das casas serão divulgados posteriormente:

Fortaleza – Nova Casa nas imediações da Aldeota:

Patrícias Farias de Paula (Fortaleza – Casa Mãe), para Formadora Comunitária

Natal – Nova Casa no Bairro Petrópolis:
Maria Kátia de Oliveira (Itapipoca – Volta Israel), para Formadora Comunitária

Rio de Janeiro – Casa de Retiro:
Vânia Maria Sanches Lima (Rio de Janeiro – Catete), para Formadora Comunitária

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles