Na manhã do último  sábado, dia 14, o arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio participou do encontro formativo dos seminaristas da Comunidade  Shalom na Diaconia Geral, em Aquiraz.  Dom José também presidiu a Celebração Eucarística que conferiu o ministério do Acolitato ao seminarista Edinardo de Oliveira. 

Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.

O encontro formativo aconteceu sem muitas formalidades, em um tom de conversa, quando os seminaristas puderam fazer perguntas ao arcebispo sobre os mais diversos assuntos pertinentes ao caminho de preparação que estão trilhando. Na ocasião, Dom José partilhou sobre o seu caminho vocacional, das primeiras manifestações de Deus em sua infância à missão do episcopado.

Indagado sobre os cuidados necessários e as motivações autênticas para um apostolado fecundo, Dom José Antônio indicou, categoricamente, a primazia do Amor como fonte única para uma oferta de vida fecunda: “Estudo, espiritualidade, pastoral, saúde, lazer, comunicação com os outros, tudo isso faz parte da nossa vida. E tudo isso deve ter um único motivo. Qual é o único motivo? Por que estudo? Quando e como estudo? Por quê?! Por Amor. Como é que descanso? Por que descanso? Por que cuido da saúde? Por Amor. Por que viajo, faço encontros pastorais? Por que rezo, contemplo, medito? Por Amor. O amor é a raiz das manifestações da vida”.

Sobre a dimensão dos estudos, um dos pilares da formação sacerdotal, Dom José Antônio ressaltou o sentido que deve envolver os esforços nessa área: “Não vou estudar porque quero ser doutor, porque quero falar bonito… não. Eu vou estudar para conhecer melhor a humanidade, para conhecer melhor os anseios do coração do homem, as suas buscas, para conhecer a Palavra e ter as respostas de Deus para o coração do homem. Tudo isso para poder amar melhor, conhecer as pessoas melhor, transmitir melhor o sentido da Palavra de Deus, e não falsificá-lo. Não por erudição, pois isso só alimenta o orgulho, a vaidade”.

Na mesma ocasião, ao final da manhã, Dom José Antônio presidiu a celebração da Santa Missa de acolitato de Edinardo de Oliveira, seminarista da Comunidade Shalom e consagrado na Comunidade de Vida, que deu mais um passo importante na caminhada para o sacerdócio.

Na homilia, Dom José, destacou a presença de Maria Santíssima durante este tempo de Quaresma a conduzir a Igreja no itinerário até a Paixão e Ressurreição de Jesus. “Se Jesus, no momento da cruz, está dando a vida para gerar uma nova humanidade, a esse parto Nossa Senhora é unida, unida na sua dor”. 

Seminarista recebe o ministério do Acolitato de Dom José Antonio.

Após a homilia, Dom José Antônio dirigiu algumas palavras ao seminarista Edinardo de Oliveira acerca do sentido do acolitato como serviço junto à eucaristia, “levando Cristo ao corpo dos irmãos, levar os irmãos a formarem o corpo místico de Cristo (…), sendo um promotor da caridade na comunhão dos irmãos”.

Com informações do portal Comshalom.org 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles