O deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, acredita que Israel pode ser o grande exemplo para o Ceará na superação da crise hídrica e na geração de emprego e renda.

Comitiva cearense em Israel.

O parlamentar integrou comitiva cearense que visitou Israel entre os dias 21 a 29 de abril, e teve como objetivo o intercâmbio entre o país do Oriente Médio e o Brasil na gestão de recursos hídricos e nas áreas do empreendedorismo e inovação.

Carlos Matos se mostrou entusiasmado com o que viu em solo israelense, principalmente quando da visita à Universidade Bem Gurion, na qual conheceu várias experiências exitosas nascidas da academia e que ajudaram o país a dar um largo passo no sucesso nas políticas públicas.

Deputado Estadual Carlos Matos.

O deputado ressaltou que 80% da água consumida no País é oriunda da dessalinização e o índice de desperdício de água não passa de 10%. “Em Israel existia um grande desafio, já que a terra era um grande deserto inóspito, mas, com os desenvolvimentos tecnológicos e inovação, Israel pode dizer que não depende mais da chuva para o abastecimento do País. O desperdício de água no Ceará chega a 40% e aqui não reaproveitamos nada. Aprovamos a Lei de Reúso, mas não existe uma política para a prática do reúso de água”, enfatizou.

O parlamentar adiantou ainda que vai propor audiência pública com todos os participantes da viagem para dividir os conhecimentos e apresentar as demais tecnologias aplicadas em Israel, e que também pretende se reunir, em Brasília, com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Temos que cobrar do Governo Federal a retomada das obras (de transposição) do São Francisco. É necessário correr atrás de soluções. Essa missão em Israel nos encorajou a buscar novos caminhos”, finalizou.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles