O primeiro encontro do Papa Francisco com carismáticos de todo o mundo aconteceu em 2014 no Estádio Olímpico de Roma no encontro internacional do movimento que se expandiu na Igreja na década de 60 a partir da experiência de universitários reunidos em um retiro em Duquesne, nos Estados Unidos.

Papa Francisco ajoelha-se ao receber oração de carismáticos.

Em um dos momentos, o Papa Francisco cantou com os carismáticos a canção “Vive Jesus, o Senhor”, um clássico dos grupos de oração espalhados nos cinco continentes.

Em outro dia, Salvatore Martinez, um dos líderes da Renovação Carismática Católica,  dirigiu uma palavra ao Santo Padre e com ela ministrou uma  oração pelo pontífice. Francisco ajoelhou-se, estendeu as mãos, como naquele gesto primeiro de seu pontificado e recebeu as preces daquele rebanho. Em meio ao cântico,  os presentes rezaram de uma forma espontânea como é peculiar àquele movimento emendando com uma “oração em línguas estranhas”. 

https://www.youtube.com/watch?v=4yjfeNnU1ag

Não é a primeira vez que um Papa presencia a “oração em línguas estranhas”. Em 1981 durante a conferência internacional dos líderes deste movimento um encontro com são João Paulo II nos Jardins do Vaticano o pontífice presenciou esse modo espontâneo de rezar.

Acompanhe aos 3 minutos e 20 segundos do vídeo. 

No Pentecostes deste ano, mais uma vez o Papa Francisco estará com os carismáticos no mesmo estádio em Roma por ocasião dos jubileu dos cinquenta anos da RCC. Pelo menos cinco mil brasileiros estarão presentes ao encontro representando os diversos movimentos, grupos e oração e Comunidades oriundas desta espiritualidade.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles