Nesta quarta-feira (7), às 19h a Assembleia Legislativa realizará Sessão Solene para lançamento do livro “Um Monge Missionário”, em homenagem ao Pe. Caetano Minette e aos 43 anos do Bairro Cristo Redentor. A solenidade ocorrerá no Plenário 13 de maio.

Autor do Livro com o deputado estadual Carlos Matos, autor do requerimento da solenidade.

O bairro Cristo Redentor, que hoje possui cerca de 34.000 moradores e pouco mais de 1km quadrado, comemora em 2017, 43 anos de sua fundação. A maior personalidade do bairro Cristo Redentor é o Padre Caetano Minette de Tillesse, um belga que desde a juventude viveu no local.

A mudança do nome do bairro, que antes se chamava Tirol, foi uma luta dele. Combatente da Segunda Guerra Mundial, Pe. Caetano foi um monge que, após um período de estudos em Roma, decidiu morar em um dos lugares mais pobres da América Latina, à época a favela do grande Pirambu, em Fortaleza. Pouco antes de fundar o bairro Cristo Redentor.

Padre Caetano

Tendo em vista enorme contribuição social, política e religiosa de Pe. Caetano, na mesma ocasião haverá também o lançamento do livro “Um Monge Missionário”, em sua homenagem e de autoria do Irmão Narcélio Ferreira Lima.

Dessa forma, a sessão solene além de lançar o livro, serve para homenagear a valorosa história do Pe. Caetano e os 43 anos do bairro Cristo Redentor, marcando o reconhecimento da sociedade ao desenvolvimento que este bairro proporciona para o Estado do Ceará.

Padre Caetano com moradores do Cristo Redentor.

Na oportunidade serão homenageadas também personalidades que fizeram a diferença no desenvolvimento do bairro Cristo Redentor.

 SOBRE O LIVRO: UM MONGE MISSIONÁRIO

Combatente da Segunda Guerra, de origem Belga e descendente da família real tornou-se monge, viveu por vinte e dois anos em silêncio e depois de estudos em Roma decidiu morar em um dos lugares mais pobres da América Latina, à época: a favela do grande Pirambú. A história inspiradora deste sacerdote é contada no livro “Um Monge Missionário: Vida e Obra de Pe. Caetano Minette de Tillesse” .

São 200 páginas que tentam resumir o trabalho religioso e social de padre Caetano considerado um dos fundadores do bairro Cristo Redentor. O livro foi organizado pelo Irmão Narcélio Ferreira de Lima, membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém – INJ, uma das fundações do Padre Caetano em Fortaleza. Lançado pela editora carioca Cenáculo Universal e prefaciado pela cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Maria Emmir Nogueira.

Entre outros eventos o livro faz um panorama do bairro na década de 60, fala sobre as origens da Renovação Carismática Católica trazida para o Ceará através deste sacerdote um dos biblistas de renome internacional, além de enumerar os trabalhos sociais do religioso como criação de 100 crianças, sendo 46 registradas em cartório com o seu sobrenome.

O dinheiro arrecadado com a venda dos livros ajudará na construção da capela dos Irmãos da Nova Jerusalém em Fortaleza (Casa Mãe) e do futuro memorial em homenagem padre Caetano.

SERVIÇO:

Sessão Solene para lançamento do livro “Um Monge Missionário”, em homenagem ao Pe. Caetano Minette e aos 43 anos do Bairro Cristo Redentor

Data: 07/06/2017

Local: Plenário 13 de maio (Assembleia Legislativa)

Hora: 19h

Requerente: Deputado Carlos Matos (PSDB)

Informações: 9.88190259 / 9.99981489 – Thamyres Heros Martins – Assessoria de imprensa do Gab. do dep. Carlos Matos

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles