Papa Francisco é uma das personalidades mais queridas e respeitadas no mundo. Sua simplicidade e iniciativa são contagiantes. Mas para o Romano Pontífice também vale a máxima popular, “nem Jesus Cristo agradou a todos”. Pelo visto Sua Santidade desgostou uma das maiores redes sociais do mundo, ou pelo menos a divulgação de suas mensagens e obras.

Papa Francisco recebendo em visita o fundador do Facebook.

Vamos aos fatos. Na noite desta segunda-feira, dia 17,  a gigante do Vale do Silício baniu de sua plataforma a página Papa Francisco Brasil que possuía 3,8 milhões de seguidores. Explicação? Nenhuma. Apenas a mensagem robótica:‘Your Page has been unpublished’ (Sua Página foi removida). A fanpage foi criada por um grupo de jovens brasileiros que decidiram homenagear logo no início de seu pontificado o Papa Francisco. A notícia de que a página fora excluída será repassada para a Santa Sé nesta quarta-feira, dia 19, confirmou informações apuradas pelo blog. 

Enquanto páginas na internet continuam de vento em poupa a criticar a fé católica, fazendo chacota de seus seguidores, acusando padres de pedofilia, páginas que espalham mensagens iluminadoras como a Papa Francisco Brasil são retiradas do ar. Estaria o Facebook em guerra contra o crescimento da disseminação de conteúdos relacionados à fé e aos princípios cristãos? Ainda não sabemos, mas aguardamos respostas. Aliás, são milhões os que esperam pelo 14 milhões, o número de seguidores de páginas escorraçadas da rede de Zuckerberg checadas pelo Church Pop Americano.

Resta saber quem vencerá nessa batalha Facebook ou Papa Francisco Brasil? 

Exclusivo] Decisão de excluir páginas católicas foi do Facebook

O Ancoradouro teve acesso com exclusividade ao conteúdo da reunião realizada nesta terça-feira, dia 18, em Brasília, sobre a exclusão de páginas católicas no Facebook. O encontro aconteceu com a diretora da Agência da rede social no Brasil e representantes das páginas.

Segundo informações, a diretora da rede social afirmou que  “a decisão de exclusão das páginas veio do Facebook do mundo”. A partir disso a agência do Facebook no Brasil entrará em contato com a matriz para saber qual o motivo e consequentemente o porquê e quais postagens  fizeram páginas brasileiras e americanas serem banidas da plataforma.

O blog apurou que haverá mais uma reunião nesta quarta-feira em São Paulo, pela manhã,  entre a diretoria brasileira da rede social de Zuckerberg e representantes da páginas católicas censuradas. Parlamentares da bancada federal católica estão acompanhando a movimentação que muitas perguntas e indignação a milhões de católicos que seguem as páginas.

Censura? 

A página Papa Francisco Brasil que possuía mais de 4 milhões de seguidores  e a Nossa Senhora Cuida de Mim com mais de três milhões de fãs foram algumas da páginas excluídas pelo Facebook nesta segunda-feira, dia 17. As informações são do site Church Pop Americano. Até o fechamento dessa postagem as páginas continuam fora do ar.

 

 

O Church Pop confirmou com os proprietários que as seguintes páginas foram banidas do Facebook. 

  • Padre Rocky – 3,5 milhões de seguidores
  • Papa Francisco Brasil – 3,8 milhões de seguidores
  • Católica e orgulhosa – 6 milhões de seguidores
  • Jesus e Mary – 1,7 milhões de seguidores
  • Santa Maria Mãe de Deus – 200k de seguidores

Confira outras páginas afetadas pelo problema

Arte: Church Pop americano

O Ancoradouro continua checando as informações e em breve trará novas atualizações sobre o assunto.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles