Uma  imagem de Maria publicada na página Ceb’s do Brasil tem repercutido. Nela se observa a mãe de Jesus trajando um jeans marcado moderno e calçando tênis similar ao All Star. A rigor, aparece como uma  jovem trajando típica roupa da moda americana, não fosse o véu emantado que traz.

A imagem acompanha um texto de Frei Betto, intitulado Ave-Maria Latino-Americana.  A escultura é uma, entre tantas criações, da artista francesa Soasig Chamaillard (1976), que toma imagens velhas da Virgem Maria e as transforma  em mutações como esta.

Imagem produzida por Soasig Chamaillard, em 2010.

Na Galeria de Chamaillard, há imagens de Maria que ela decapitou  e pôs a cabeça do personagem Hellô Kit, em outra, uma escultura é transformada no mostrengo que mistura formas humanas a de um unicórnio. Chama atenção no catálogo uma “Maria” que segura uma garrafa de bebida no local originário onde as imagens da Virgem Maria carrega o Menino Jesus nos braços.

Imagem polemiza ao trazer a Virgem Maria segurando uma garrafa de cerveja no lugar do Menino Jesus.

A publicação da imagem na página católica causou desconforto. Boa parte dos mais de mil comentários são negativos e as reações contabilizadas, mais de três mil, indicam pelo “emoticon” da cara de raiva,  desaprovação.

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles