Ancoradouro

Demonstrações de Fé marcam Copa do Mundo 2018

Esta Copa do Mundo já registra momentos emocionantes de demonstrações de fé. Um dos mais comoventes se deu ao final do jogo entre a Bélgica e o Panamá. Sem se olharem , mas de forma bastante sincrônica,  dois adversários se ajoelham, rezam e traçam o sinal da Cruz ao final. A Bélgica havia vencido o jogo por três a zero. O conteúdo da oração dos jogadores ainda é desconhecido, mas a imagem já é uma das mais belas da Copa.

Na comemoração do gol contra a Islândia, um nigeriano da seleção daquele país tira do bolso um Terço e o empunha para a câmera mostrando o símbolo de fé ao mundo. Um gesto corajoso. Na Nigéria a fé cristã é minoria, entretanto, a Igreja Católica cresce vigorosamente em meio à perseguição. Dados apontam um aumento de 572 % no número de batizados em 2014. A perseguição é voraz, somente no primeiro trimestre deste ano 80 cristãos, entre católicos e protestantes, foram assassinados. O massacre passa à margem das autoridades mundiais.

Curiosidade: Azul de Aparecida

Pouca gente sabe, mas o uniforme reserva da Seleção Brasileira foi inspirado no manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Portal A12: Na final da Copa de 1958 o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então a vestimenta oficial era camiseta amarela e calção azul. Ao enfrentar a Suécia, que também usava a camiseta amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva, mas na época o Brasil não contava com essa situação, por isso não tinha um uniforme reserva.

Azul de Maria.

Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.

Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva a Seleção Brasileira dizendo: “Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora AparecidaPadroeira do Brasil.

LEIA MAISAtletas deixam objetos de promessas em AparecidaOs jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.

Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro mundial com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na sorte que a camisa azul dava ao time e o novo uniforme, foi definido oficialmente como o reserva da seleção.

Recomendado para você