Esta Copa do Mundo já registra momentos emocionantes de demonstrações de fé. Um dos mais comoventes se deu ao final do jogo entre a Bélgica e o Panamá. Sem se olharem , mas de forma bastante sincrônica,  dois adversários se ajoelham, rezam e traçam o sinal da Cruz ao final. A Bélgica havia vencido o jogo por três a zero. O conteúdo da oração dos jogadores ainda é desconhecido, mas a imagem já é uma das mais belas da Copa.

Na comemoração do gol contra a Islândia, um nigeriano da seleção daquele país tira do bolso um Terço e o empunha para a câmera mostrando o símbolo de fé ao mundo. Um gesto corajoso. Na Nigéria a fé cristã é minoria, entretanto, a Igreja Católica cresce vigorosamente em meio à perseguição. Dados apontam um aumento de 572 % no número de batizados em 2014. A perseguição é voraz, somente no primeiro trimestre deste ano 80 cristãos, entre católicos e protestantes, foram assassinados. O massacre passa à margem das autoridades mundiais.

Curiosidade: Azul de Aparecida

Pouca gente sabe, mas o uniforme reserva da Seleção Brasileira foi inspirado no manto de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Portal A12: Na final da Copa de 1958 o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então a vestimenta oficial era camiseta amarela e calção azul. Ao enfrentar a Suécia, que também usava a camiseta amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva, mas na época o Brasil não contava com essa situação, por isso não tinha um uniforme reserva.

Azul de Maria.

Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.

Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva a Seleção Brasileira dizendo: “Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora AparecidaPadroeira do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=RmL8E7a8yX4

LEIA MAISAtletas deixam objetos de promessas em AparecidaOs jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.

Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro mundial com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na sorte que a camisa azul dava ao time e o novo uniforme, foi definido oficialmente como o reserva da seleção.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles