Shopping dos mais tradicionais de Fortaleza inaugurou no mês de agosto capela em seu complexo de mais de 90 mil metros quadrados. Na programação religiosa, o Iguatemi informa que haverá grupo de oração semanalmente, todas as terças-feiras, às 19h30, sob a responsabilidade da Comunidade Grão de Trigo.  O oratório dedicado a São Carlos fica localizado no estacionamento azul, próximo à entrada do Extra. A inauguração contou com  benção do padre Clériston Ferreira, da Paróquia São João Eudes.

Capela São Carlos no Iguatemi. Imagem: divulgação.

O Iguatemi não é único a ter um espaço religioso e abrir as portas para atividades de espiritualidade. O fenômeno cruza a cidade nos principais centros comerciais. O Shopping Benfica, localizado no bairro de mesmo nome, a pedidos  abriu uma capela. “Shopping Benfica é uma instituição laica. Acolhe, por responsabilidade social, quaisquer credos que o procure.Assim, já tivemos prédicas protestantes e  espíritas. Entretanto, a maioria do público do Shopping Benfica é católica.  Essa maioria  pediu  que cedêssemos uma área para  capela e assim foi feito”, esclareceu a administração do espaço ao Ancoradouro.

Shopping Benfica também abre as portas para a fé.

O Shopping ainda informa que há mais de um ano,em frente à capela, no 1º piso, todos os sábados, às 18h, é celebrada uma Missa sob a responsabilidade dos padres da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, onde está localizado o prédio comercial. A administração complementa “que  vê, com bons olhos, toda crença que professe o bem e o amor ao próximo”. 

 

O Del Paseo, Shopping localizado no coração da Aldeota, mantém umas das mais bonitas capelas entre as de Centro Comercial. Incluída no complexo na Gestão de Heleninha Macedo, o espaço foi assumido por  Edyr Rolim. De acordo com o site Balada IN “a empresária assumiu a manutenção do espaço de oração junto com seus filhos, diretores do Grupo C.Rolim, novos gestores do Shopping. A primeira ação foi agregar ao espaço peças de arte como castiçais, porta bíblia, oratório, tapete, lustres, além de elaborado vitral, o estofado nos genuflexórios foi renovado. Os novos objetos de decoração foram escolhidos pessoalmente por Edyr Rolim para deixar o ambiente ainda mais aconchegante”.

Capela Mãe de Deus no shopping Del Paseo. Imagem: divulgação.

Um serviço pioneiro naquele shopping que foi descontinuado e poderia ser implementado em outro Centro Comercial é dos “helpers“. O blog conversou com Amália Cristina, Designer de Interiores, que desenvolveu o serviço por quase dois anos. “Era um serviço de evangelização feito de modo muito discreto onde cuidávamos das atividades na Capela e abordagem de pessoas no mall“, explica. “Eu sempre abordava as pessoas que pareciam perdidas e aproveitava para convidá-las para alguma atividade na capela”, complementa.

Amália se diz impressionada com a sede de Deus manifestada pelas pessoas. “Eu não fazia nada demais. Muitas vezes eu só sorria”, testemunha a profissional que também sempre se fazia  presente no grupo de aposentados e filósofos que se reuniam no espaço. “Na Capela, após a proclamação do Evangelho fazia um breve comentário. Começamos com uma pessoa, depois as pessoas foram chegando a ponto da capela não comportar mais”

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Parangaba foi patrocinador do Festival Halleluya, um dos maiores festivais do país. Ao longo dos meses de pré-evento, o empreendimento ofereceu ao público pockets shows, espetáculos teatrais, fruto de uma produtiva parceria com Comunidade Católica Shalom. Além disso, foi inaugurada no Parangaba a Loja Oficial Halleluya. O espaço atua há quase 5 anos na região. Com mais de 200 operações em funcionamento e um mix bem diversificado, o empreendimento, da Administradora Aliance Shoppings Centers, se apresenta mais que um centro de compras, mas como um local de lazer, serviços, experiências e passeios em família.

Coletiva do Festival Halleluya 2018 foi realizada no Shopping Parangaba.

Em abril de 2016, a capela do North Shopping Jóquei recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida dentro do projeto Rota 300, a partir da peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas dioceses brasileiras, no período de 2015 a 2017, em alusão a comemoração dos 300 anos da aparição da imagem no Rio Paraíba em Guaratinguetá (SP). A capela fica no Piso L1. O  North Shopping Fortaleza  e o Via Sul Shopping, do mesmo grupo, também possuem capelas, ambas no segundo piso.

Confira mais imagens 

Capela Via Sul Shopping

Capela North Shopping

Capela São Carlos no Iguatemi. Imagem: divulgação.

https://www.instagram.com/p/BnJ7ECYhNrA/?hl=pt-br&taken-by=iguatemifortaleza

Tagged in:

, ,

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles