O Colégio Shalom, na contramão de inúmeras instituições, trocou a festa de Halloween, ou Dia das Bruxas, pela festa do Holywins, que em português significa “a santidade vence”. O objetivo é motivar os pais  fantasiarem as crianças de algum santo e comemorar o Dia de Todos os Santos, celebrado a cada 1º de novembro.

Holywins cai no gosto da garotada.

“É  uma atividade que retrata enfaticamente os valores que as crianças aprendem nas aulas de Formação Cristã”, explica Elizabeth Helen, diretora pedagógica da instituição. “Além de se fantasiarem de santos, antes, durante a semana, elas estudam com os pais sobre a vida daquele santo”, complementa Raniere Mendonça, diretora geral do Colégio.

Miguel Ramos tem 3 anos e estuda no mesmo colégio em que o pai estudou. Para a festa Holywyns, a criança foi fantasiada de São Padre Pio.

Ivan Ramos estudou dos   6 anos de idade até o ensino médio no Colégio Shalom. Hoje, médico, é o filho Miguel Ramos de 3 anos  que estuda na instituição. “Em um mundo que festeja o medo e a feiura, tenho orgulho de dar ao meu filho a experiência com o bom, o belo e a verdade. Os Santos nos ensinam exatamente isso”, disse ao Ancoradouro. O filho foi fantasiado de São padre Pio.

Filhos de Alessandra também participaram da festa fantasiados.

Para Alessandra Perestrelo Correia, enfermeira  e mãe de três alunos, o colégio Shalom já vem alguns anos promovendo essa festa com o intuito de anunciar para as crianças, de fazê-los conhecer a vida virtuosa dos santos, aqueles que são construtores da sociedade, do mundo de paz, do mundo cristão, de uma sociedade que sabe amar e renunciar. “Nós não vemos no Halloween a nossa identidade. Nós encontramos a nossa identidade na vida dos santos, no testemunho, na eternidade. E nesse sentido, o colégio vem trabalhando as crianças, os seus alunos para celebrar a vida virtuosa dos santos e ensinando a eles qual o caminho da construção de uma nova sociedade”.

Mais sobre o Colégio Shalom

O colégio oferece ensino infantil e fundamentais I e II, com atenção especial à formação humana e espiritual dos alunos, e Sistema Integral de Ensino.

A proposta pedagógica viabiliza atividades e projetos que tornam o aprendizado mais significativo, estimulando a interação de conhecimentos nos trabalhos de grupo, o respeito e a solidariedade.  Isso pode garantir ao aluno não somente o desenvolvimento da capacidade cognitiva, mas física, afetiva, ética e de relacionamento interpessoal.

No ensino Infantil, cada turma conta com uma professora e uma auxiliar. As crianças tem aulas de inglês, musicalização, artes, e de campo, e podem se desenvolver melhor na área da psicomotricidade.

Os alunos do ensino Fundamental I e II estudam em salas digitalizadas, com número reduzido de alunos. Cada um recebe um ipad. Têm aula de inglês todos os dias (ensino bilíngue), fazem teste de habilidades e competências, e acesso a laboratórios de física, química e biologia. É utilizada a metodologia da “aula invertida”, que promove a interação construtiva e grupos colaborativos.

Semanalmente, alunos, professores e funcionários participam de oração na capela da instituição. Têm, ainda, vivência dos tempos litúrgicos (Quaresma, Páscoa, Advento, Natal) e acesso aos sacramentos e à formação para eles. Contam com a presença de um capelão na escola, o missionário da Comunidade de Aliança Shalom, padre Tarso Brasil.

Colaboração especial de Verônica Melo

Confira mais imagens

Filhos de Alessandra também participaram da festa fantasiados.

 

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles