Coleta de alimentos e materiais de higiene em todas as regiões episcopais destina-se a socorrer os imigrantes venezuelanos.

Por, Teresa Fernandes,  jornalista do Correio da Semana

Instituído pelo Papa Francisco no ano passado, o Dia do Pobre, celebrado em 18 de novembro, traz um apelo a olhar para a causa dos mais necessitados. Com essa motivação e em comunhão com o Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Diocese de Sobral está promovendo uma Campanha de arrecadação de alimentos e material de limpeza para serem doados aos irmãos imigrantes venezuelanos que estão chegando em Roraima e em outras regiões do Brasil. A Campanha se estende até o dia 20 de Novembro, e os alimentos deverão ser doados às paróquias e depois entregues na Cúria Diocesana.

O bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos motiva em vídeo a que todos os diocesanos se envolvam com a campanha. As paróquias da Região Araras deverão arrecadar macarrão, enquanto a Região Coreaú ficará com café, Região Acaraú terá arroz e as escolas doarão açúcar, enquanto os sindicatos, material de higiene.

“O Santo Padre, o Papa Francisco instituiu que no dia 18 de novembro deve ser vivenciado o Dia do Pobre. Embora tenhamos consciência de que os pobres estão em toda parte, inclusive entre nós, estamos vivendo um caso de urgência. Trata-se dos nossos irmãos venezuelanos que estão migrando para o Brasil vítimas de um sistema socialista ditatorial. É triste a realidade do exílio. O povo de Deus, o povo hebreu viveu essa realidade”, explica o bispo.

Dom Vasconcelos explica que é desafiante deixar sua pátria, deixar seu País e procurar uma terra estrangeira por estar tendo seus direitos negados em sua própria pátria. “São milhares os venezuelanos que estão chegando ao Brasil, particularmente a Roraima, mas também aos outros estados e inclusive aqui no Ceará. Os nossos irmãos estão chegando em busca de emprego, de alimentação e nós temos a obrigação de acolher esses nossos irmãos”, completa.

Caridade

Dar de comer a quem tem fome e bem acolher os estrangeiros é dever dos cristãos, de acordo com Dom Vasconcelos. “Nosso Senhor nos disse que é critério de salvação: Eu era estrangeiro e você me acolheu. A caridade é a maior de todas as virtudes. Nos diz o apóstolo São Paulo: mesmo que eu tenha a fé a ponto de transportar montanhas, ainda que tenha a fé dos anjos e dos santos, se não tiver caridade, nada disso me aproveitará. E estamos apelando para a sua caridade. É momento de compartilhar com esses nossos irmãos que estão fugindo dessa realidade. Colabore conosco e o Senhor lhe dará a justa recompensa”, ressalta.

A Força Aérea Brasileira (FAB) coloca à disposição uma aeronave, segundo o bispo. Se cada diocese arrecadar 5 toneladas, o avião poderá transportar para Roraima estes gêneros arrecadados. “Por isso, nossa Diocese, em comunhão com as dioceses do Regional Nordeste I da CNBB de todo o Estado do Ceará nós estamos promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos e material de limpeza para serem enviados a estes nossos irmãos”, completa.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles