Uma das canções mais executadas no mundo, especialmente no período natalino, Adeste Fidelis (Vinde, Adoremos) ganhou mais uma versão, desta vez pelos seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória,no  Espírito Santo. Um videoclipe também foi gravado pelos aspirantes ao sacerdócio, uma produção que agradou o público e viralizou na internet.

Seminaristas de Vitória, no Espírito Santo.

A produção envolveu os quarenta seminarista e já conta com engajamento superior a vinte mil internautas somente em uma rede social. A descontração, leveza nas locações e a participação da imagem do Menino Deus dão o toque especial à produção.

Confira o clipe

Mais sobre a canção 

Pesquisa histórica tem demonstrado que o verdadeiro autor da canção Adeste Fidelis é John Fracis Wade (1711-1786).

John Francis Wade

John Francis Wade nasceu em cerca de 1711, na Inglaterra. Era filho de um comerciante de tecidos e radicou-se na cidade de Douay, na França. Morava em uma faculdade inglesa que servia de refugio político e religioso para refugiados da rebelião jacobina de 1745. Wade era professor de música e copista, e vendia suas cópias nas casas e capelas. O Fato é que o primeiro manuscrito deste hino que associava letra e música foi publicado em 1751 na coleção de John Francis Wade intitulada “Cantus Diversi Dominicis et Festis per Annum” (Diversos Cânticos para os Domingos e Para as Festas do Ano). Posteriormente, manuscritos encontrados em 1946 por Maurice Frost não deixaram dúvidas de que o autor da letra e música é mesmo John Francis Wade. Em 1947, o Dr. John Stéphan publicou um estudo intitulado “Adeste Fidelis: Um estudo da sua origem e seu desenvolvimento1, no qual conclui que a música e a letra do hino são indiscutivelmente de Wade. John Francis Wade morreu em  16 de agosto de 1786.

Fonte: hinologia.org 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles