Ele tem apenas 25 anos e se tornou o ícone dos Bombeiros das Minas Gerais nesta tragédia anunciada de Brumadinho. Incansável, Tenente Aihara repassa para a imprensa nacional e internacional as últimas informações sobre a operação de resgaste das vítimas, enfrentando até duas horas consecutivas de entrevistas.

Tenente Aihara, Porta-voz do Corpo de Bombeiros das Minas Gerais.

A fala assertiva e precisão das informações chama a atenção .  Foi o jovem tenente que alertou para as campanhas fraudulentas de arrecadação de recursos para Brumadinho e desmentiu a Fake News espalhada em jornais dizendo que os equipamentos trazidos pelo exército de Israel era ineficiente. “Informação completamente equivocada”, disparou.

Tenente desmente notícia falsa.

Chama atenção também a humildade do profissional.  “Não desejo, nem mereço nenhum tipo de reconhecimento ou aplauso, desejo apenas que meu trabalho seja capaz de transmitir o meu respeito e a minha solidariedade por tantas pessoas que sofrem agora com essas perdas tão abruptas “, disse.

Tenente Aihara também trabalhou na tragédia de Mariana.

Aihara agradeceu as orações e gentilezas recebidas e se mostrou confiante em Deus. “Peço a Deus todos os dias que ilumine a mim e a meus companheiros para que possamos exercer nossa profissão de modo a diminuir um pouco do sofrimento das vítimas e de suas famílias “.

Tenente Aihara mostra competência e assertividade.

Os últimos dias de férias do Tenente Aihara, agora em janeiro, foram dedicados a um reencontro que os mineiros tomaram conhecimento pela TV. Havia quatro anos, no período da Copa do Mundo, o tenente ajudara um cadeirante a conseguir lugar adequado para assistir ao jogo Brasil e Chile, no Mineirão.

https://www.instagram.com/p/BrbH-LaHDiI/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=tka33toza10f

Em alguns momentos, Aihara e outro bombeiro haviam colocado o cadeirante nos braços para chegar ao destino. A ajuda comoveu a família.  Quatro anos depois , uma amiga da família publicou o relato nas redes sociais e gostaria de fazer o encontro para agradecer ao jovem bombeiro .

Tenente Aihara com a família que ele ajudou durante a Copa do Mundo.

Aihara é porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, especialista em prevenção de desastres pela Universidade de Yamaguchi, no Japão. Também possui formação em direito e na tragédia de Mariana, ocorrida há três anos, trabalhou no planejamento das operações na zona quente do desastre.

Até semana passada, Aihara , assim como os demais Bombeiros e funcionalismo público de Minas não haviam recebido o décimo terceiro salário. O Governador Romeu Zema (NOVO) apresentou um plano de pagamento deixado pelo seu antecessor Fernando Pimentel (PT).

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles