Danny Ferreira, professora da Viva Escola de Artes, explica mais sobre o assunto.

A música traz diversos benefícios para os bebês. Foto: Viva Escola de Artes/Facebook

Conhecimento do mundo ao seu redor, relaxamento e sensação de segurança são apenas alguns dos benefícios que a musicalização infantil traz. A Viva Escola de Artes, instituição consolidada no ensino da música desde 2003, oferece projeto de musicalização para crianças a partir dos seis meses. A professora da instituição Danny Ferreira, formada em música pela Universidade Federal do Ceará, esteve no programa Diálogos (TV Cidade) falando sobre o assunto com a jornalista Patrícia Calderón.

“Quando se canta para uma criança ainda no útero materno se traz vários benefícios como a calma e a organização mental. De acordo com estudos a organização cerebral das crianças que escutam música nessa fase é bem melhor em relação às demais que não escutam”, explica a professora.

 

Outro benefício que a musicalização traz é o auxílio na concentração “Através da rotina da aula de música como a acolhida e brincadeiras, vamos ajudando a criança a organizar o pensamento. Outro benefício é a socialização, pois a música faz a criança brincar com outras crianças”, pontua Danny.

As aulas são ministradas de um modo divertido e lúdico.

Na Viva Escola de Artes as aulas para os bebês e crianças são ministradas em grupo apresentando vários tipos de instrumentos. “Trabalhamos com vários tipos de materiais como a madeira e metal, fontes de som para que as crianças possam de familiarizar e também aguçar sua audição”.

Trabalhamos a aula de um modo muito divertido explorando o pulso, o ritmo da música. Para os bebezinhos temos trabalhados os vários tipos de sons, explicando o que são os graves, os agudos e aumentando o grau de dificuldade de acordo com a idade”, fala a musicista.

Professora Danny Ferreira.

As aulas para os bebês são ministradas em conjunto com as mães.  A partir dos dois anos a criança participa sozinha com as demais. A professora também frisa a importância da música no auxílio a terapia de crianças autistas e com Déficit de atenção, por exemplo. “O relato dos pais sobre esses casos são muitos positivos. Ajuda sobre a realizar atividades simples do dia a dia, melhora a concentração entre outras coisas”, frisa a professora.

A Viva Escola de Artes tem como objetivo despertar na criança o desenvolvimento estético e artístico, bem como promover senso musical, formando um educando capaz de usufruir a música, analisá-la e principalmente, de compreendê-la.

Mais sobre a Viva Escola de Artes

Música é arte e arte é vida, por isso aprender e praticar uma arte é algo que leva a uma melhor qualidade de vida. Aos poucos fomos introduzindo outras formas de arte na Viva Escola de Artes como teatro, artes plásticas e dança.  A Viva Escola de Artes quer propagar e levar o estudo e a prática de todas as formas de expressão artística a fazer parte da formação cultural, intelectual e emocional de todos, desde a criança, passando pelo jovem e pelo adulto até a terceira idade. Nossa meta é levar ao conhecimento de todos que vive melhor quem vive com arte.

Confira a entrevista com a professora Danny Ferreira

https://www.youtube.com/watch?v=V5yNKopw_f8&feature=youtu.be

Viva Escola de Artes

Avenida Desembargador Moreira, 629, Aldeota.

Telefone: 3208.3500

www.vivaescola.com.br

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles