Ancoradouro

Devotos relatam bênçãos recebidas de São José

“Depois do nascimento do nosso primeiro filho, minha esposa sofreu três abortos espontâneos, inclusive um com um pouco mais de cinco  meses de gestação.  Na quinta gravidez ela pediu a intercessão de São José e a nossa filha nasceu em 19 de março”. O relato é Mauro César Simões, de Embu-Guaçu. As histórias de graças recebidas através da intercessão de São José se multiplicam.

Ícone de São José, pai adotivo de Jesus.

No Ceará, existe uma razão a mais para se comemorar, São José é o padroeiro do Estado, invocado como o santo protetor e aquele que intercede pelas chuvas. Mas também vale lembrar que o pai adotivo de Jesus é o patrono de toda a Igreja Católica e padroeiro da boa morte, conforme uma tradição antiga.

São José é invocado em muitas instituições e famílias como o santo provedor. O relato de Vanda Lins, de Fortaleza, mostra um pouco dessa devoção. “Quando os meus 3 filhos eram bem pequenos ainda e eu morava de aluguel, nos encontrávamos eu e meu esposo desempregados. Certa noite vendo que não amanheceria nada de alimentação para as crianças eu fiz uma lista de compras como se estivesse de saída para o supermercado, escrevi no início da lista ‘São José, providenciai’.

Coloquei essa lista embaixo de um imã de São José –  que até hoje tenho na geladeira. No outro dia qual não foi a surpresa: chegou um irmão do Grupo de Oração me dizendo  que estava fazendo seu mercantil na noite anterior e ouviu como uma voz que lhe dizia pra ele fazer compras também pra nós. Veio tudo que tinha na minha lista e  mais um pouco”.

Isawi e Marcela.

Quem conta outro testemunho sobre a providência através das mãos de São José é o educador físico Isawi. “Quando eu e Marcela fomos casar, durante o período que antecedeu o casamento rezamos juntos todos os meses a novena de São José. A providência dele foi tão grande em nosso matrimônio que ganhamos várias coisas, o vestido da Marcela, o penteado dela, as fotos, o local para casar. E o maior de todos os presentes nossa casa. Nós não tínhamos o dinheiro suficiente para dar a entrada na compra de nossa casa e a providência foi agindo de tal maneira que conseguimos comprar uma casa dentro do valor que tínhamos, com um espaço que deu para fazer nossa capela e claro um local digno para nós entregarmos e confiarmos cada vez mais na providência de São José em nossas vidas”.

Em Ocara, cidade localizada a 100 quilômetros da capital,  na comunidade do Arisco dos Marianos, uma tradição se repete há muitos anos. Após a Santa Missa em homenagem ao santo os fiéis peregrinam em procissão até as margens do rio Pirangi com uma imagem de São José. Nos anos de seca a imagem era colocada no meio do rio. Neste ano, os moradores daquela região têm muito a agradecer. Devido às chuvas rio e açudes da região estão cheios. Motivos não faltarão para agradecer a São José.

 

Recomendado para você