Ancoradouro

Manual da Semana Santa é lançado para jornalistas, em Fortaleza

Iniciativa busca apresentar em linguagem acessível os mistérios celebrados pela Igreja em sua semana mais importante.

Manual foi entregue nas redações dos veículos de comunicação de Fortaleza.

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza em parceria com a Paulinas Livraria (Fortaleza) lançou o Pequeno Manual Para a Semana Santa, escrito por Padre Rafhael Silva Maciel, presbítero Missionário da Misericórdia, atualmente em missão de estudos em Roma.

Padre Rafhael Maciel, autor do Manual para a Semana Santa, em encontro com o Papa Francisco.

“Este subsídio era um desejo alimentado há muito tempo e agora concretizado. Hoje oferecemos aos jornalistas e a todos os comunicadores, material que busca ajudar na compreensão e elaboração dos seus trabalhos durante a cobertura da Semana Santa, mas também tenta favorecer a vivência do Mistério Pascal destes profissionais”, explica Marta Andrade, Coordenadora do Setor de Comunicação e da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

Padre quer que a mensagem da Misericórdia se espalhe pela internet.

A responsável pela Paulinas em Fortaleza, Irmã Flávia Vitorino, fsp, afirma que recebeu o Manual com “sentimento de gratidão”. “Para nós Paulinas que temos como missão a evangelização com os meios de Comunicação Social, muito nos alegra podermos apoiar a divulgação de um manual para Semana Santa e caminharmos juntos na Arquidiocese onde estamos inseridas em terras cearense”, disse.

Padre Rafhael Maciel, mestrando em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo comenta sobre a elaboração do Manual. “Este Material foi feito com muito carinho para ajudar os profissionais da comunicação em geral que trabalharão durante esse período da Semana Santa a fazerem uma cobertura melhor das celebrações deste período, o mais importante de nossa fé”.

 

Padre Rafhael destaca a dimensão pastoral do texto, escrito em uma linguagem mais simples, para melhor compreensão. “Queremos apresentar aquilo que a Igreja vive há dois mil anos de uma forma que seja bem compreendido, para melhor ser transmitido através das várias mídias”. Padre Rafhael, que recebeu a investidura de Missionário da Misericórdia, no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2016,  recorda que o Manual também tem validade para outros agentes eclesiais e para os fiéis em geral para que possam viver de modo ativo e consciente a Sagrada Liturgia desta santa semana, como recomenda o Concílio Vaticano II.

O Missionário da Misericórdia ainda adianta que voltará com os vídeos no canal do Youtube “Jubileu 16”. “Temos o interesse de produzir material sobre o Tríduo Santo, falando sobre a espiritualidade destes dias grandes’, explica o sacerdote. Kits com o manual, programação da Semana Santa e um pão artesanal foram entregues nas redações dos veículos de comunicação da capital cearense. O Setor de Comunicação também disponibilizou o material em PDF para download.

BAIXA O PEQUENO MANUAL PARA SEMANA SANTA CLICANDO AQUI.

Link do Canal Jubileu 16

 

Recomendado para você