Iniciativa busca apresentar em linguagem acessível os mistérios celebrados pela Igreja em sua semana mais importante.

Manual foi entregue nas redações dos veículos de comunicação de Fortaleza.

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza em parceria com a Paulinas Livraria (Fortaleza) lançou o Pequeno Manual Para a Semana Santa, escrito por Padre Rafhael Silva Maciel, presbítero Missionário da Misericórdia, atualmente em missão de estudos em Roma.

Padre Rafhael Maciel, autor do Manual para a Semana Santa, em encontro com o Papa Francisco.

“Este subsídio era um desejo alimentado há muito tempo e agora concretizado. Hoje oferecemos aos jornalistas e a todos os comunicadores, material que busca ajudar na compreensão e elaboração dos seus trabalhos durante a cobertura da Semana Santa, mas também tenta favorecer a vivência do Mistério Pascal destes profissionais”, explica Marta Andrade, Coordenadora do Setor de Comunicação e da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza.

Padre quer que a mensagem da Misericórdia se espalhe pela internet.

A responsável pela Paulinas em Fortaleza, Irmã Flávia Vitorino, fsp, afirma que recebeu o Manual com “sentimento de gratidão”. “Para nós Paulinas que temos como missão a evangelização com os meios de Comunicação Social, muito nos alegra podermos apoiar a divulgação de um manual para Semana Santa e caminharmos juntos na Arquidiocese onde estamos inseridas em terras cearense”, disse.

Padre Rafhael Maciel, mestrando em Sagrada Liturgia no Pontifício Ateneo Sant’Anselmo comenta sobre a elaboração do Manual. “Este Material foi feito com muito carinho para ajudar os profissionais da comunicação em geral que trabalharão durante esse período da Semana Santa a fazerem uma cobertura melhor das celebrações deste período, o mais importante de nossa fé”.

 

Padre Rafhael destaca a dimensão pastoral do texto, escrito em uma linguagem mais simples, para melhor compreensão. “Queremos apresentar aquilo que a Igreja vive há dois mil anos de uma forma que seja bem compreendido, para melhor ser transmitido através das várias mídias”. Padre Rafhael, que recebeu a investidura de Missionário da Misericórdia, no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 2016,  recorda que o Manual também tem validade para outros agentes eclesiais e para os fiéis em geral para que possam viver de modo ativo e consciente a Sagrada Liturgia desta santa semana, como recomenda o Concílio Vaticano II.

O Missionário da Misericórdia ainda adianta que voltará com os vídeos no canal do Youtube “Jubileu 16”. “Temos o interesse de produzir material sobre o Tríduo Santo, falando sobre a espiritualidade destes dias grandes’, explica o sacerdote. Kits com o manual, programação da Semana Santa e um pão artesanal foram entregues nas redações dos veículos de comunicação da capital cearense. O Setor de Comunicação também disponibilizou o material em PDF para download.

BAIXA O PEQUENO MANUAL PARA SEMANA SANTA CLICANDO AQUI.

Link do Canal Jubileu 16

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles