Objetivo é despertar nos seminaristas o interesse pela busca de conhecimento no assunto.

Seminaristas participam de formação sobre Gestão Eclesial. Foto: Marcílio Gomes.

 O Seminário de Teologia São José realizou sua Assembleia de Formação para a dimensão intelectual com a facilitação da ecônoma da Arquidiocese de Fortaleza Rosa Maria de Sousa, nesta quarta-feira, dia 8. Na pauta, Gestão Eclesial com enfoque em aspectos contábeis, jurídicos e patrimoniais das organizações religiosas.

“Trata-se de um tema importante e oportuno para a formação dos seminaristas’, pontuou Padre Glailson William, Vice-Reitor do Seminário. “Atrelado à dimensão vocacional, o padre precisa agregar algumas competência e habilidades para exercer sua função de presbítero”, frisou Rosa lembrando a necessidade de se buscar uma administração transparente.

Na explanação foi apresentado o progresso administrativo da Cúria Metropolitana diante das exigências governamentais nos últimos anos para o Terceiro Setor, onde se enquadra a Igreja Católica, como Organização Religiosa. A facilitadora ainda recordou o acordo Brasil-Santa Sé, onde  o Brasil reconhece à Igreja Católica o direito de desempenhar sua missão apostólica, protege o patrimônio histórico e cultural da Igreja Católica e reconhece a personalidade jurídica das Instituições Eclesiásticas nos termos da legislação brasileira.

 

A ecônoma Rosa destacou que além da boa vontade se precisa de competência na Gestão Eclesial. O assunto requer esforço dos párocos na qualidade de administradores dos bens da Igreja, propriedades que devem ser geridas em função da evangelização. “É importante ter esse momento com os seminaristas pois são eles que em um futuro breve estarão se empenhando para a execução de uma contabilidade eficiente”, disse.

Rosa Maria de Sousa é a ecônoma da Arquidiocese de Fortaleza.

O Seminário São José atualmente abriga 46 seminaristas e 4 padres formadores. Os aspirantes ao sacerdócio se reversam entre os estudos na Faculdade Católica de Fortaleza, serviços da casa e atividades que corroboram para a sua formação nas dimensões pastoral, humano-afetiva, intelectual e espiritual.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles