Celebração do evento mais tradicional do município acontecerá entre os dias 14 e 24 de junho e terá como tema “Com São João Batista, viver a alegria da santidade no mundo atual rumo ao centenário”.

Imagem: divulgação

Os devotos do Padroeiro de Cedro contarão com vasta e “santa” programação, que inclui carreata, corrida de rua, motorromaria, cavalgada, hasteamento da bandeira, caminhadas nas madrugadas, novenas, bingos, leilões e missa. As comemorações acontecem por 11 dias seguidos – de 14 a 24 de junho.

Para o bom êxito dos festejos, a Prefeitura de Cedro está desenvolvendo ações nas áreas da limpeza, saúde segurança e trânsito, envolvendo diversas secretárias e órgãos municipais. “É um momento renovação da fé e de devoção do nosso povo. A cada ano a festa aumenta em número de frequentadores e de estrutura. O pároco, Padre Ademar Alves, está preparando um belíssimo momento. Estamos providenciando o apoio necessário para o maior brilho deste festejo tradicional”, destaca o Prefeito, Dr. Nilson Diniz.

Imagem: divulgação.

O levantamento do mastro de São João está entre os costumes católicos que marcam as festas juninas. Foi São João Batista quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus. “Estamos preparando a festa para acolher devotos deste santo que foi sinal de amor, esperança e que marcou a vida de Jesus Cristo”, destaca o Padre Ademar.

A Programação

A abertura conta com alvorada festiva e um carro de som que circulará pelas ruas da cidade. A partir das 16 horas acontecerá concentração de carros e motos no distrito de Assunção, para uma carreata pela sede do município; em seguida será realizado o hasteamento da bandeira e a missa de abertura dos festejos.

A programação conta ainda com caminhadas nas madrugadas e novenas, à noite, na Igreja Matriz, com animadores de pastorais e participação de padres da região. No dia 20 de junho, às 17 horas, tem a procissão de Corpus Christi, com chegada na Matriz. O encerramento da programação será com a festa Show de Prêmios, com o bingo de uma moto.

Leilão

Após as novenas acontecem os leilões com prendas de comidas típicas. Neste momento, animadores de bairros e comunidades rurais se unem no festejo religioso e apresentações culturais. Os recursos da festa serão destinados à reforma da Casa Paroquial e despesas da igreja.

Novenários na capital e no interior

Os filhos ausentes de Cedro realizaram novenários antes da abertura da festa do padroeiro nas cidades de Crato e Fortaleza. As novenas acontecem nas residências dos conterrâneos, promovendo um momento de fé e de conexão com nosso ‘Cedrim de Açúcar’.

Com informações da Assessoria de imprensa. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles