O Blog publica nesta semana a novena em honra à Santa Teresinha do Menino Jesus, cuja comemoração será dia 1º de outubro. A oração foi recebida do Carmelo de Fortaleza.

Oração 

Ó querida Santa Teresinha, ajuda-nos a cultivarmos um coração missionário.
Um coração que saiba ir ao encontro dos outros.
Um coração que saiba ser fraterno.
Um coração que saiba perdoar.
Um coração que saiba acolher.
Um coração que saiba animar e amar.
Um coração que descubra sempre mais que ser discípulo-missionário, não é guardar Jesus dentro de si, para ter um sentimento de bem-estar egoísta.
Um coração missionário que consiga descobrir a alegria de levar Jesus para todos, com palavras e obras. Amém.

Reflexão:

“Quero passar o meu Céu fazendo o bem sobre a terra”
Se existe uma palavra que mostra o perfil de Teresinha, esta palavra se chama MISSÃO.
Ela soube cultivar um coração missionário.
Os muros do Carmelo, não impediram que ela assumisse a vocação missionária. O amor de Teresinha “pula” por sobre os muros do Carmelo e atinge a tantas e tantas pessoas que estavam no mundo e nas missões.

Teresinha diz: “Minha missão é salvar os pecadores. Minha missão é tornar Deus mais amado. Minha missão é rezar e me sacrificar pelos sacerdotes.”
Teresinha tinha um amor tão grande por esta dimensão missionária, que ela afirma que gostaria de ser TUDO dentro da Igreja, para se tornar uma grande missionária. E como ela não consegue ser tudo, ela conclui que ”NO CORPO DA IGREJA, EU SEREI O CORAÇÃO, SEREI O AMOR!”

Oração

Ó querida Teresinha, intercede por nós junto de Deus, para que saibamos ser simples no nosso jeito de viver e de nós relacionarmos com as pessoas.

Que do nosso jeito de viver com simplicidade, possa brotar aquela alegria que atraia e que cative as pessoas, para descobrirem a grandeza de Deus , na simplicidade com que Ele se apresenta mas pequenas coisas do dia a dia da vida. Amém.

SEXTO DIA 

Oração 

Ó querida Santa Teresinha, diante da dor e do sofrimento, ajuda-nos a não desanimar.
Ajuda-nos a buscar um sentido para tudo isso, mesmo que tudo pareça tão sem sentido.
Ajuda-nos a unir o nosso sofrimento ao sofrimento de Jesus, para que toda nossa dor se torne geradora de vida, de paz e de amor.
Ajuda-nos a nunca fugir da Cruz, para que do teu jeito, ó Teresinha, possamos chegar a fazer do sofrimento, uma oportunidade de amarmos e de sermos amados, de uma forma toda especial.
Ajuda-nos a entender que “não nascemos para sofrer, mas que o sofrimento nos faz crescer.” Amém.

Reflexão:

Toda a vida de Teresinha é marcada pela dor e pelo sofrimento.
De sua infância até a morte dolorosa de tuberculose, com apenas 24 anos, a vida de Teresinha foi marcada pela dor e pelo sofrimento. Só que Teresinha consegue descobrir um sentido para tanto sofrimento, a tal ponto que chega a dizer: “O Caminho da Pequena Via é uma aceitação e uma vivência da Cruz. É o amor que nos leva à Cruz e a Cruz é a prova do nosso amor”. “O sofrimento, por amor, é um privilégio, do contrário, será uma tortura”.
“Se quisermos seguir a Jesus de verdade, temos que abraçar nossa cruz COM amor e POR amor.”
Descobrir o sentido da Cruz, da dor, do sofrimento é um grande desafio para todos nós.

O Papa Francisco nos adverte dizendo: “Cuidado para não querer um Cristo sem a Cruz, muito doce e suave. Mas, também, cuidado para não pensar numa Cruz sem o Cristo, pois aqui faltaria a esperança e se cairia num masoquismo espiritual. Ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida.”

Neste dia rezemos pelos Cristãos que são perseguidos e martirizados por sua fidelidade e amor a Cristo. E por todos nós, cristãos, que vivemos numa sociedade que não admite a Cruz de Cristo e nossa fidelidade a Ele.

Oração

Ó querida Teresinha, intercede por nós junto de Deus, para que saibamos ser simples no nosso jeito de viver e de nós relacionarmos com as pessoas.

Que do nosso jeito de viver com simplicidade, possa brotar aquela alegria que atraia e que cative as pessoas, para descobrirem a grandeza de Deus , na simplicidade com que Ele se apresenta mas pequenas coisas do dia a dia da vida. Amém.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles