Nesta terça-feira, dia 24, a Casa São Francisco, da Comunidade Católica Shalom, promoverá o tradicional Natal de Rua para pessoas em situação de abandono, em Fortaleza. A programação terá início, a partir das 17 horas, na Rua Floriano Peixoto, 1717, no Centro da Cidade. A via será interditada para receber o evento que começará com a santa missa presidida pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom Rosalvo. Logo após, haverá a ceia natalina para celebrar o nascimento de Jesus.

Dom Rosalvo preside a celebração.

“O Natal na Rua tem a missão de mostrar para a sociedade que Jesus se fez pequeno, pobre e, na rua, Ele também faz a sua manjedoura junto com nossos irmãos que ali se abrigam.  Como comunidade, vamos nos unir à figura dos três reis magos, que partem em missão ao encontro do Pequeno Rei. E é assim também que queremos estar, nas ruas ao encontro de nosso Senhor que habita também em nossos irmãos que vivem em situação de rua”, explica a assistente social da Casa, Alana Barbosa.

O Natal na Rua já virou tradição em Fortaleza. São esperadas 250 pessoas em situação de abandono, além das famílias, em geral, que buscam viver e ter a experiência do verdadeiro Natal e da partilha com os irmãos de rua. No total, a Comunidade Shalom espera receber 500 participantes, incluindo os voluntários.

Alana reforça que cada pessoa é convidada a participar deste momento especial de fé, fraternidade e amor. “ O Natal é um tempo de muita alegria e esperança, em que Deus dá a oportunidade de, como Igreja, vivermos a primeira vinda de Jesus e nos motiva a prepararmos para a sua segunda vinda. Por isso, é com uma imensa gratidão poder transbordar esses sentimentos para nossos irmãos que vivem em situação de rua. Os Cristos Abandonados, que também esperam pela chegada do Menino Deus”, finaliza Alana Barbosa.

Doações

A Casa São Francisco recebe doações.  Os interessados também podem contribuir com a realização do Natal de Rua. Podem ser doados alimentos para a ceia natalina, itens não perecíveis, além de produtos de higiene e outros donativos.  Fundada em 2000 e antes denominada “Albergue Shalom”, a Casa São Francisco foi reaberta no último dia 17 de novembro. O projeto permaneceu fechado durante seis meses por falta de recursos financeiros. Agora, o local funciona como centro de convivência, das 8h às 17 horas.A casa tem capacidade para atender 50 pessoas diariamente. A unidade oferece atividades de sociabilidade e convivência, cursos profissionalizantes, além de serviço de lavagem e secagem de roupa e alimentação.

Serviço: “Natal na Rua”Endereço: Casa São Francisco – Rua: Floriano Peixoto, 1717, Centro de Fortaleza. (Quase esquina com Avenida Domingos Olímpio).
Horário: A partir das 17h
Doações: (85) 99927-4255

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles