Nesta quinta-feira, dia 13, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi recebido por Sua Santidade, o Papa Francisco, em Roma, no Vaticano. O Instituto Lula adiantou que o ex-presidente conversaria com o santo padre sobre a erradicação da fome, desigualdade social e intolerância.

Foto: Ricardo Struckel.

Como se trata de uma conversa privada, o Vaticano não emitirá comunicado sobre o teor dos assuntos discutidos.

Padre José Augusto Bezerra, que mora em Roma, fez algumas observações na perspectiva diplomática sobre encontro entre o Lula e o Papa. “A diplomacia tem a sua própria linguagem e deixa seus sinais. São pequenas coisas, mas suficientes para comunicar algo bastante importante”, destaca o sacerdote que menciona três destes detalhes.

A primeira observação é sobre o fato do  encontro de Lula com o Papa não entrar na agenda oficial.”Significado: isso não é importante politicamente para nós”, afirma o padre.

O sacerdote também cita que o  Serviço Fotográfico do Vaticano não se fez presente, “o que é o normal e praticamente cotidiano em momentos vividos pelo Papa e que são considerados realmente importantes”. Padre José Augusto ainda comenta que “os meios de comunicação oficiais da Santa Sé não fizeram nenhum caso para o encontro”. O registro do encontro foi feito pelo fotógrafo oficial do ex-presidente.

Próximo dia 19 de fevereiro, Lula será interrogado pela justiça no caso ligado ao Triplex do Guarujá, investigado pela  Operação Zelotes.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles