Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, o Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, irá sediar o maior retiro de carnaval do Ceará, o Renascer 2020. Essa será a 35ª edição e espera receber 28 mil pessoas nos três dias do evento. O retiro é uma proposta para quem quer passar o feriado do Carnaval de uma forma diferente, longe da agitação, mas em experiência com a espiritualidade e a fé cristã. A entrada é gratuita e aberta a pessoas de todas as idades.

Renascer 2020 é uma realização da Comunidade Católica Shalom.

O objetivo do Renascer é oferecer aos participantes uma experiência pessoal com Jesus Cristo para uma vida nova e verdadeira com uma proposta nova de viver esse período. “O Renascer é um impulso de irmos ao coração da cidade neste período tão desafiante, que é o do Carnaval, como uma alternativa diferente, oferecendo às pessoas a oportunidade de fazerem uma experiência verdadeira com Deus”, explica Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom que organiza o evento.

O retiro teve sua primeira edição em 1986, em Fortaleza. Na época era comum alguns grupos católicos passarem os três dias em retiro, em algum lugar mais reservado. “Foi quando decidimos fazer um retiro aberto, para toda a cidade”, relata Carmadélio Silva que esteve presente ao primeiro encontro.

O tema desse ano será “Buscai as coisas do alto” (Col. 3,1). A citação é retirada da Carta de São Paulo aos Colossenses e dá indicações de como experimentar uma vida nova, a partir da experiência com o Ressuscitado.

Programação

O Renascer oferece uma programação variada para toda a família com muita animação, música, louvor, peças teatrais, cursos de espiritualidade, aconselhamentos, adoração e Santa Missa. Paralelamente ao evento em Fortaleza, o retiro também acontece em diversas cidades do Brasil e em alguns outros países, como Cabo Verde, Portugal, Chile e Argentina.

Fé e alegria marcam os dias de encontro.

O ponto alto é o Seminário de Vida no Espírito Santo, que oferece ao público uma experiência única e pessoal de viver a fé e a renovação.

Renascer Kids

Para as crianças de 4 a 12 anos, o evento oferta o espaço “Renascer Kids”, que é uma versão adaptada para o público infantil. Nesse espaço, a programação também é variada. Haverá oficinas, músicas, apresentações teatrais, dinâmicas, momentos de oração e adoração de uma forma dinâmica e atrativa para que as crianças também vivenciem uma experiência com Deus, enquanto os pais participam do retiro.

Solidariedade

A entrada é gratuita e os participantes são convidados a doar 1kg de alimento não perecível que será destinado às casas de promoção humana da comunidade Shalom. Segundo a organização do evento, na edição do ano passado, foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos. Um brechó também estará disponível para quem quiser adquirir roupas com preços acessíveis.

O evento também conta com a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), destacando o compromisso social do Renascer. Assim como todos os anos, quem puder e quiser praticar a solidariedade, o Renascer é o lugar certo. A expectativa é de que 300 bolsas de sangue sejam colhidas nos três dias de evento.

Serviço:

Renascer 2020
Data: 23, 24 e 25 de fevereiro
Horário: Das 8h às 18h30
Local: Ginásio Paulo Sarasate – R. Ildefonso Albano, 2050 – Centro. Fortaleza/CE
Entrada Gratuita

Renascer Kids 2020
Colégio Salesiano Dom Bosco – Av. Antônio Sales, 116, Joaquim Távora.
Horário: Das 8h às 17h
Entrada Gratuita

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles