O mês de Maio é conhecido por ser o mês dedicado a devoção à Virgem Maria. Em comunidades, grupos, famílias e muitas vezes sozinho a oração do Santo Terço é a expressão de fé e amor, tão característica do povo nordestino. O grande Luiz Gonzaga compôs uma canção que retrata essa expressão de fé: Ave Maria Sertaneja. Um verdadeiro hino de devoção, afeto e confiança.

Para o bispo de Sobral e presidente do Regional NE 1, dom Vasconcelos, o mês de maio é um “mês maravilhoso, mês das flores, mês da mães, mês de Maria. Nós somos convidados, em família, a rezamos cotidianamente o terço da Virgem Maria. Ela nos pede que rezemos o terço. Em cada Ave Maria, nós fazemos cumpri uma profecia feita por ela mesma ‘doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada’”, e acrescenta, “o nosso regional está propondo um material reflexivo para voce acompanhar diariamente o terço. Para você refletir a partir da Palavra de Deus. Faça de sua casa, de sua família uma Igreja doméstica”.

A Igreja Católica sempre tributou a Maria uma veneração, uma imitação, um amor muito especial desde o início do cristianismo. O motivo é porque ela é a Mãe de Jesus, o Filho de Deus e nosso Salvador e Redentor. Jesus sendo o Filho de Deus é igual ao Pai e ao Espírito Santo. A Jesus devemos o culto máximo de adoração. Maria sendo uma criatura como nós, não deve receber o culto de adoração, mas de veneração (hiperdúlia), amor e imitação“, nos diz Pe. Brendan Coleman.

Dom Edson de Castro reflete que “o mês de maio corresponde ao tempo pascal no qual celebramos o Ressuscitado que passou pela morte de cruz e a venceu. Maria está intimamente ligada à Páscoa. Esteve unida ao seu Filho no sofrimento da Paixão, Morte e Sepultamento. É chamada de Nossa Senhora das Dores, firme e desolada, mas de pé aos pés da Cruz. Mais ainda, ela esteve unida à alegria da Ressurreição do Senhor, vivendo a bem-aventurança ou a felicidade de quem acreditou. Aguardou com os discípulos o Espírito da Promessa”.

Para celebrar esse mês, o Regional Ne 1, através de uma equipe de colaboradores, lançam a Campanha Maio em Família que tem por objetivo estimular o oração em família da Palavra de Deus e da devoção do Santo Terço.

MATERIAIS DISPONÍVEIS: 

Livro do Mês de Maio 2020

Artigos:

http://www.cnbbne1.org.br/com-a-ternura-de-maria/

http://www.cnbbne1.org.br/o-mes-de-maria-3/

Áudios – Oração proposta pelo Papa: (disponibilizados para as Rádios)

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1Vs0oDkRtlKuEpyEr55RJVPyizCWKTuvM

Colaboraram com essa Campanha

Livro: Patrícia Amorim, Regilvânia Mateus, Nara Cristina e Cáritas Regional

Designer: Arlan Rodrigues

Áudios para rádios: Antônio Luiz (Pascom de Ubajara)

Artigos: Dom Edson de Castro Homem e Pe. Brendan Colemam

Apoio: Ana Paula (Pascom Diocesana de Iguatu)

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles