O amor à Nossa Senhora de Fátima vem dos tempos de infância. “Quando criança, durante o mês de maio, eu acompanhava as novenas tocando o sino na procissão que andava de casa em casa, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima”. O relato é de Padre Antonio Furtado, sacerdote consagrado na Comunidade Shalom , que teve a oportunidade de conhecer o Santuário, dedicado a esta aparição de Nossa Senhora, em 1996. “Naquela ocasião eu chorei muito. Não é à toa que Fátima é chamada de altar do mundo”, declara o sacerdote.

Espaço fica no Shalom da Paz, em Fortaleza.

Padre Antonio construiu dentro do Espaço das relíquias, montado no Shalom da Paz, em Fortaleza,  uma réplica da Capelinha de Fátima, que marca o local onde a Mãe de Deus apareceu aos três pastorinhos. A réplica obedeceu às  dimensões e layout da original e, em seu interior, possui relicário com fragmentos de Jacinta e Francisco, os dois pastorinhos que foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017. “As relíquias foram enviadas pela então postuladora da causa desses santos. Elas são pedaços do esquife dos santos”, explica o padre.

Relíquia dos santos Jacinta e Francisco.

“Eu também tenho uma relíquia da roupa de Jacinta que eu recebi das mãos da sobrinha de irmã Lúcia, a outra vidente de Nossa Senhora, e um fragmento da azinheira, a árvore sobre a qual apareceu Nossa Senhora de Fátima”, conta Padre Antonio. O encontro com a sobrinha de Irmã Lúcia aconteceu de modo imprevisto em 2003. “Eu entrei em uma casa para pedir água, começamos a conversar e a senhora se identificou como familiar de Lúcia. Ao final ela me deu um fragmento do lenço de Jacinta”, relembra o sacerdote.

Ao lado da réplica da Capelinha de Nossa Senhora de Fátima foram feitos oito nichos dedicados a títulos da Virgem Maria como Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil; Nossa Senhora do Apocalipse, padroeira de Quito, no Equador; Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém e Nossa Senhora do Rosário de um lado. Do outro foi colocado Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Desatadora dos nós, uma das devoções do Papa Francisco; Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora Rainha da Paz. O espaço conta com ícones dos santos Jacinta e Francisco.

Confira mais imagens do espaço 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles