servir-suportar-os-outros

Outro dia li algumas palavras do grande educador Eugenio Mussak e me fez refletir sobre algo que cada vez mais quero desenvolver, a LIDERANÇA. Liderar é uma verdadeira arte e está relacionada muito mais ao nosso comportamento e caráter do que com qualquer outra coisa. Todos nós podemos nos tornar líderes, até mesmo os que se dizem tímidos. Para ser um líder você não precisa aparecer nas mídias e discursar bonito como os jornalistas, você precisa ter um sólido caráter para ensinar pelo exemplo bem mais que com as palavras.

Quem foi o maior líder da história da humanidade? Sem dúvida foi Jesus Cristo e ele era econômico com as palavras. Falava o mínimo possível e quando falava, tocava o âmago dos corações das pessoas. Jesus é e sempre será minha maior referência, é nele que me miro todos os dias.

Tempos atrás escrevi um texto falando mais sobre o que é ser um líder, se você ainda não leu, deixo o link logo abaixo.

Ser um líder

Estas são as palavras do Eugenio Mussak, leia com atenção:

“Vejo que há dois tipos de pessoas com disposição para servir aos outros: os serviçais, que servem por profissão, e os humanistas, por convicção. E quem serve por profissão e por convicção pode ser chamado de líder, independente de estar ou não ocupando uma posição de comando. Acontece que quem age assim está liderando uma mudança, a começar pela postura de quem está sendo servido, e, a seguir, pelo mundo, que está ficando melhor por sua causa.”

Eugenio Mussak

Eu me senti muito tocado por estas palavras, porque eu estou em uma profissão que serve por fazer parte dela, que é a de professor. Um professor que decide servir por convicção pode iniciar silenciosamente uma mudança na sociedade.

Por que você acha que existem tão poucos investimentos na Educação Básica? Porque os governantes sabem mais do que ninguém uma das maiores e mais conhecidas máximas do incrível educador Paulo Freire: “A Educação liberta”. Imagine uma população repleta de pessoas verdadeiramente livres e felizes? Vivendo a igualdade e desenvolvendo o caráter, a retidão, a honestidade? Não haveria mais espaço para corrupções, para mentiras e enganações, pois tudo isso seria substituído por amor, carinho, atenção e serviço.

Eu sonho em viver neste mundo e por isso me comprometo a escrever praticamente todos os dias, lhe levando a refletir comigo sobre essas grandes questões da vida.

Quero hoje, com essas sábias palavras do Eugenio Mussak, fazer você refletir sobre esse fator que faz dos líderes pessoas que promovem grandes mudanças, o ato de servir por convicção. Todos nós podemos servir por convicção, independente de qual profissão atue. Você pode trabalhar atrás de um computador o dia inteiro, mandando e-mails e mexendo com papeladas e, ainda assim, servir por convicção. O simples fato de dar um bom dia caloroso a todos no local de trabalho, ou ajudar a transportar objetos de um lado para o outro já são pequenas atitudes que ninguém congratula ou dá crédito, mas que ajudam a enobrecer nossa existência e nos dar muito mais alegria.

Eu quero e tenho o firme propósito de servir por convicção, sei que a maioria dos leitores não me conhece pessoalmente, mas tudo o que escrevo aqui não faço para ser bonitinho, nem por “likes” no facebook, não me importo com nada disso. Eu me importo de ser na vida parecido com o que coloco por aqui.

E você? Como tem sido no dia a dia? Nas pequenas coisas? Você sabia que pode se tornar um grande líder através do seu exemplo como ser humano? Tire da sua mente que só quem é famoso ou coordena corporações é líder. Sabia que muitos desses nem líderes são? Muitos deles são chefes, o que já expliquei em detalhes no texto compartilhado mais acima. Chefes existem aos milhares, mas você quer ser um líder, não é mesmo? Então reflita sobre essas poucas palavras!

E se quiser ler um pouco mais sobre isso, compartilho o belíssimo artigo completo do Eugenio Mussak, que me inspirou a escrever esse texto. Vale muito a pena reservar alguns minutos para a sua leitura.

A dignidade de servir

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles