criativo-consulte-2

Estamos vivendo em um mundo frenético, repleto de mudanças acontecendo o tempo todo, com os avanços científicos e tecnológicos, muitas coisas do passado que pareciam impossíveis já fazem parte do nosso cotidiano, a internet está cada vez mais acessível e a cada dia mais e mais conteúdos são publicados de diversas formas etc.

 Porém, há um problema nisso tudo que pode e tem feito mal a muitas pessoas, quase sempre de forma bem sutil, o excesso de informações nos leva a um aumento de possibilidades, e o aumento de possibilidades frequentemente nos deixa atônitos e com dúvidas. Nos perguntamos: “Faço isso, aquilo ou aquilo outro?”. E tantas dúvidas nos deixam perplexos, acuados, com medo, atrapalham as tomadas de decisões etc.

 Todo esse excesso de informações e possibilidades tem contribuído para que muitas pessoas não consigam descobrir sua real vocação. O mundo corrido e competitivo nos força a tomar decisões importantes muitas vezes em um curto período de tempo, como é o caso da escolha acadêmica. O lema é: “Terminando o ensino médio, você tem que entrar pra faculdade, se dedicar, depois fazer um mestrado, um doutorado e entrar no mercado de trabalho…”. Será? Por que eu tenho que fazer isso?

 Essa é uma pergunta fundamental que todos nós deveríamos nos fazer.

 Cada um tem seus talentos naturais e predisposições e, sinceramente, eu acho um equívoco pensar que só será bem sucedido profissionalemente quem faz uma faculdade e uma especialização. Isto é o óbvio, isto é o que querem que você acredite, entende?

 Eu conheço tanta gente, mas tanta gente mesmo que não tem diploma e é extremamente bem sucedida no que fazem! Não foi o fato de ter ou não diploma que as fizeram ser bem sucedidas, foi uma palavrinha mágica chamada VONTADE. Esta é a palavra que faz alguém se destacar no que quer que faça, seja estudar, dar aulas, dançar, trabalhar com vendas, gerir empresas, ser doméstica, trocador de ônibus etc.

 Há uma frase maravilhosa que lembro todos os dias que me ajuda a me manter firme nos meus ideais. Esta aqui:

“Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.”

Albert Einstein

1926639_586053598169762_1683908213824509448_n

 Se você sente dúvidas de qual é a sua vocação, para que você está nesse mundo, no que você vai trabalhar, quanto pretende ganhar, se vai trabalhar na mesma coisa para sempre, se realmente vai fazer faculdade etc. Não se preocupe! Você não é o único, você não está sozinho. Muitos passam por isso, inclusive eu que lhe escrevo agora.

 Se você soubesse as reviravoltas que dei e continuo dando na minha vida, isso poderia até te assustar. Já tive o sonho de seguir carreira acadêmica. Já pensei em ser um pesquisador em Física. Nossa? Nem consigo cogitar mais essa ideia! Na minha caminhada me apaixonei pelo ensino e pela literatura, e aos poucos estou adentrando nesses universos.

 Saiba que temos muitas possibilidades, porém temos que seguir aquilo que o nosso coração diz. Nunca canso de repetir que a voz do coração é a mais forte que existe e conseguimos ouvi-la quando nos aquietamos, quando nos damos o direito de parar tudo e refletirmos sobre a nossa vida e nossas escolhas.

 Muitas vezes nossas escolhas nos trazem dores, até mesmo sofrimentos, mas eles são passageiros, como tudo nessa vida. Nada paga a certeza de se trilhar um caminho em CONSCIÊNCIA, quando você sabe que está fazendo alguma coisa porque VOCÊ QUIS, e não porque alguém lhe impôs. Isso faz toda a diferença.

 Ninguém me obriga a estar aqui escrevendo, ninguém. Eu faço isso porque eu quero, porque amo escrever e sei que as minhas palavras podem fazer sentido a alguém que dê abertura em seu coração para a mensagem transmitida.

 Antes de concluir, quero falar sobre mim mesmo e esse questionamento tão importante. “Qual é a minha vocação?”. Sabe o que eu digo a você? Estou descobrindo! A gente descobre a nossa vocação na vida, no dia a dia, nas experiências. A vocação não é algo fixo, do tipo “é isso e será isso para sempre…”. Por que seria? Em minha opinião isso não faz o menor sentido. A gente pode sim mudar a qualquer momento, basta querer, basta ter VONTADE, esta palavra mágica.

 Para encerrar, quero de compartilhar com você um vídeo muito bom do Pe. Fábio de Melo falando sobre a vocação, a partir da dúvida de uma leitora sua. Esse vídeo serve para todos nós, independente de que caminho esteja seguindo, são puras palavras de sabedoria.

 Sigamos em frente…

 Leitura complementar

E-book gratuito: descobrindo um novo sentido no viver

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

 

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles