Paz na terra

Esses dias assisti a um vídeo maravilhoso do Lama Padma Samten, um dos líderes brasileiros do budismo tibetano.

Nesse vídeo ele fala sobre pontos que devem ser revistos na Educação Brasileira para que haja crescimento humano e mais interesse por parte dos alunos em estarem na escola.

 Não vou me estender, porque suas palavras são infinitamente mais profundas e reflexivas que as minhas.

 Concordo plenamente com tudo o que ele fala nesse vídeo e estou buscando fazer o mesmo, primeiro levar essa cultura de paz para minha própria vida e dia a dia, para depois, através do exemplo, levar isso para os meus alunos.

 Ele fala: “Nós educamos através do exemplo”. Educar é muito diferente de transmitir informações. Infelizmente, hoje em dia, há muito mais professores que só transmitem informações, mas não educam de fato.

 Esse é um grande desafio, pois precisamos nos mudar, e não ficar colocando a culpa dos problemas educacionais no governo, na falta de recursos, nos baixos salários, no não reconhecimento.

 Tudo isso nos afasta dessa cultura de paz.

 Ele fala que a cultura de paz nasce da busca por espiritualidade e transcendência. É nessa direção que mudanças efetivas e duradouras acontecem.

 Com certeza vou voltar a falar sobre isso em outros textos, pois acredito profundamente que esse é o fator mais carente em nossa educação e levando as pessoas a mudarem suas visões a respeito da espiritualidade, todo o resto mudará naturalmente.

 Assista a esse vídeo com bastante atenção e evitando dispersões. Sua mensagem é muito bonita e vale a pena ser guardada com carinho…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles