Artesanato da Mente

Precisamos desenvolver uma cultura de paz

Paz na terra

Esses dias assisti a um vídeo maravilhoso do Lama Padma Samten, um dos líderes brasileiros do budismo tibetano.

Nesse vídeo ele fala sobre pontos que devem ser revistos na Educação Brasileira para que haja crescimento humano e mais interesse por parte dos alunos em estarem na escola.

 Não vou me estender, porque suas palavras são infinitamente mais profundas e reflexivas que as minhas.

 Concordo plenamente com tudo o que ele fala nesse vídeo e estou buscando fazer o mesmo, primeiro levar essa cultura de paz para minha própria vida e dia a dia, para depois, através do exemplo, levar isso para os meus alunos.

 Ele fala: “Nós educamos através do exemplo”. Educar é muito diferente de transmitir informações. Infelizmente, hoje em dia, há muito mais professores que só transmitem informações, mas não educam de fato.

 Esse é um grande desafio, pois precisamos nos mudar, e não ficar colocando a culpa dos problemas educacionais no governo, na falta de recursos, nos baixos salários, no não reconhecimento.

 Tudo isso nos afasta dessa cultura de paz.

 Ele fala que a cultura de paz nasce da busca por espiritualidade e transcendência. É nessa direção que mudanças efetivas e duradouras acontecem.

 Com certeza vou voltar a falar sobre isso em outros textos, pois acredito profundamente que esse é o fator mais carente em nossa educação e levando as pessoas a mudarem suas visões a respeito da espiritualidade, todo o resto mudará naturalmente.

 Assista a esse vídeo com bastante atenção e evitando dispersões. Sua mensagem é muito bonita e vale a pena ser guardada com carinho…

Recomendado para você