problemas-da-vida

A nossa vida é um constante aprendizado. Todos os dias, o tempo todo, temos muitas oportunidades de aprender, de crescer, de evoluir, de nos tornarmos seres humanos melhores. Basta que estejamos atentos e disponíveis à vida.

Eu fico impressionado com o quanto existem pessoas que tentam fugir das situações dolorosas e tristes. Pessoas que vivem entorpecidas em busca de prazeres sem fim, tentando se esconder de si mesmas.

Isso é muito perigoso. Provavelmente você já leu ou ouviu alguém dizer que na vida tudo é cíclico, tudo tem altos e baixos, que não pode haver apenas alegrias nem apenas tristezas. Porém, algumas pessoas, por mais que escutam isso, não acolhem a mensagem em seus coração. Sim! Esta é a palavra, ACOLHER, ela tem grande semelhança com a ACEITAÇÃO.

Quando você acolhe a vida, quando você aceita as situações. Tudo flui melhor e com mais equilíbrio.

Quero levar você a refletir um pouco sobre isso a partir das lindas palavras da monja budista Pema Chödron.

“Talvez nada realmente nos ataque exceto nossa própria confusão. Talvez não exista um obstáculo sólido exceto nossa própria necessidade de nos proteger de sermos tocados. Talvez o único inimigo seja que nós não gostamos do jeito que a realidade é agora e então desejamos que ela vá embora rápido. Mas, o que nós descobrimos como praticantes é que nada jamais vai embora até que tenha nos ensinado o que precisamos saber. Mesmo se corrermos a mil quilômetros por hora até o outro lado do continente, encontraremos o mesmo problema lá nos esperando quando chegarmos. Ele fica retornando com novos nomes, novas formas e novas manifestações até que aprendamos o que ele tem para nos ensinar: Onde estamos separados da realidade? Estamos nos retraindo ao invés de nos abrir? Estamos nos fechando ao invés de nos permitir experimentar inteiramente o que quer que encontremos?”

Pema Chödron

Nos últimos anos, é isso que tenho feito na minha vida e já vejo claramente os frutos desta mudança de visão, de perspectiva.

Eu já fui muito crítico comigo mesmo. Muitas vezes as coisas não aconteciam da forma como imaginava que deveriam acontecer e por causa disso sofria em demasia. Somente depois de ter quebrado a cara muitas vezes foi que parei, refleti profundamente sobre minha vida, minhas escolhas, meus sonhos etc. e fui descobrindo que o problema não estava nas situações que estava vivenciando, estava na forma como reagia a elas.

Hoje sempre reajo a todas as situações pelas quais passo da seguinte forma. Eu sempre me pergunto:

O que essa situação tem a me ensinar?

Então, depois de me fazer esse questionamento, eu paro, me aquieto, respiro fundo e logo percebo que todas as situações tem um motivo importante para mim. Todas elas têm algo para me ensinar e que eu preciso vivenciar, mesmo que em um primeiro momento me faça sofrer.

Quero lhe levar a refletir sobre isso com bastante carinho e atenção.

Essa é uma mudança de perspectiva que pode mudar sua vida para sempre se você permitir.

Uma vez escutei algumas palavras sábias da querida Monja Coen que dizia mais ou menos assim:

A vida é como se fosse uma montanha que você está subindo. À medida que você vai superando a si mesmo e as difuculdades, você sobe um pouco mais e passa a enxergar o horizonte com mais amplitude.

O que muitos fazem é que enxergam até certo ponto e dizem para si mesmas: “Aqui já está bom demais! A vista desta altura já é boa o suficiente para mim…”

Porém, ao fazerem isso não percebem que existe uma enorme montanha acima de suas cabeças, e que, se subirem mais e mais, a visão da parte mais alta será mais bonita ainda que a atual, a abrangência do olhar não poderá ser comparada.”

Essas lindas palavras tem muito a nos dizer e ensinar. Preste atenção!

Quando superamos alguma dificuldade, algum medo, algum entrave etc.  Abrimos espaço em nós para novas vivências e novos aprendizados. Em outras palavras, nós “subimos de nível”. Aquilo que antes era sofrimento passa a ser apenas memória e não mais nos afeta. E desta forma, podemos avançar para águas mais profundas, como nos diria o mestre Jesus Cristo.

Portanto! Se você está passando por alguma dificuldade, alguma situação desafiadora. Respire fundo! Se aquiete! Esteja em paz consigo mesmo e enfrente essa dificuldade. Tenho certeza que desta forma você passará por ela e se tornará um ser humano mais maduro e feliz. Como consequência enxergará com mais profundidade e deixará espaço em seu coração para vivenciar experiências cada vez mais engrandecedoras.

Quer embarcar nessa viagem? Eu quero e estou lhe convidando a viajar nela junto comigo.

Aceite a vida! Aceite as situações! Seja um eterno aprendiz. Ame a vida, ame as situações e busque sempre e cada vez mais retirar significados das experiências, pois todas, absolutamente todas as experiências, guardam grandes aprendizados para nossa vida…

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles